GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 11 de março de 2010

Protesto acaba em tumulto

Manifestantes quebram o portão do Palácio do Bispo, no Centro, em busca de discutir o Plano Diretor

Manifestação dos integrantes do Núcleo de Habitação e Meio Ambiente (Nuhab), na manhã de ontem, acabou em tumulto e depredação do Palácio do Bispo, sede da administração municipal. Os manifestantes saíram da Praça do Ferreira, no Centro, onde faziam um ato lembrando a data em que se comemora um ano da publicação do Plano Diretor Participativo de Fortaleza (PDPFor) e foram à sede da Prefeitura para entregar um documento solicitando maior rapidez na sua aplicação.

Porém, a manifestação terminou em conflito, envolvendo os integrantes do Nuab e a Guarda Municipal de Fortaleza. Pedras foram atiradas pelos manifestantes e balas de efeito moral disparadas pelos guardas.

O conflito em frente ao Paço Municipal não teve nenhum ferido. Na tentativa de pressionar a prefeita Luizianne Lins a recebê-los, cerca de 200 manifestantes quebraram o portão do Palácio do Bispo, recém reformado.

Dentre as pautas de reivindicações, consta a celeridade na aplicação das políticas habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida e nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo a coordenadora de projetos do Cearah Periferia, Valéria Pinheiro, a principal reivindicação do grupo era em relação a rápida elaboração das regulamentações do artigos do PDPFor, no que diz respeito as Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) de Vazios.

"Essas regulamentações já eram para ter sido elaboradas, pois somente com elas o Plano Diretor terá aplicabilidade, bem como as Zeis utilizadas para viabilizar o programa Minha Casa, Minha Vida".

As Zeis de Vazios são áreas da cidade com os objetivos de promover prioritariamente a regularização fundiária e urbanística, o cumprimento das funções socioambientais da cidade e da propriedade, bem como a produção de habitação de interesse social. Isso segundo o artigo 305 do PDPFor.

Na reunião realizada ontem, entre representantes da Prefeitura e comissão disposta pelos próprios manifestantes, o secretário de Habitação do Município, Roberto Gomes, explicou pautas expostas na ocasião referentes à política habitacional da Prefeitura de Fortaleza.

"Nossas obras que estavam com atraso por ocasião de problemas com construtoras, realização de novas licitações, ocupações indevidas, liberação de alvarás, acordos amigáveis com famílias a serem beneficiadas já estão sob controle e, portanto, terão breves retomadas e inícios, como é o caso dos projetos Urucutuba, Jana Barroso, João Lopes e Urubu", garantiu.

Roberto Gomes, e representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Seinf) e da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Sepla) marcaram uma reunião para hoje, às 10 horas, na Habitafor. O encontro terá presença do secretário da Defesa Civil, Arimá Rocha.
Fonte:diariodonordeste.globo.com
Google Analytics Alternative