GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 11 de março de 2010

Guarda Municipal de Araras Salatiel participa de gravações de Tropa de Elite 2

O gm Salatiel José da Silva (abaixado) durante filmagens no Rio
Arquivo pessoal


Não estranhe se você encontrar um rosto conhecido quando estiver assistindo ao filme Tropa de Elite 2 – Crime Organizado, que tem estreia prevista para agosto desse ano.
No meio dos figurantes que interpretam policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais), há um guarda municipal que trabalha há quase 20 anos em Araras e, hoje em dia, atua na Delegacia do Município.
Salatiel José da Silva, 43, está entre os agentes de segurança selecionados em todo o Brasil para participar das gravações do filme, no Rio de Janeiro. A seleção aconteceu no início desse ano e envolveu cerca de 500 homens – entre eles, policiais militares, federais, civis e gms.
“Já tinha feito alguns treinamentos com a empresa Cati Swat - o último deles foi em março do ano passado - e eles mandaram um email para os alunos falando sobre a seleção para o filme. Decidi me inscrever, mas não sabia ao certo como seria”, revela o gm.
Salatiel conta que ficou surpreso ao receber a convocação para a seletiva, marcada entre os dias 12 e 16 de janeiro, na capital carioca. “Quando vi o email pensei até que era trote ou alguma brincadeira, mas era verdade”, lembra.
Além de itens como peso e altura, a avaliação dos candidatos contou ainda com treinamentos que simulavam ações reais como progressão em morro, corridas, entre outros. “O teste foi bem pesado e nós viemos embora sem saber o resultado. Sabíamos que seriam 80 pessoas selecionadas para o filme, só isso”, conta.
Algumas semanas depois, o ararense receberia um novo email; dessa vez já informando a data das primeiras filmagens. Marcadas para o início de fevereiro, elas aconteceram no Morro Dona Marta e também na comunidade de Ramos, no Rio de Janeiro.
“Fizemos cena subindo a favela, de confronto entre policiais e bandidos e também dentro do ‘Caveirão’ (apelido da viatura blindada usada pelo Bope). Eram dez figurantes e mais um cinegrafista dentro do carro, sem ar condicionado, com um calor de 40°C. Isso sem contar o nosso uniforme”, conta.
A roupa preta e o armamento, segundo Salatiel, pesavam quase 15 kg. “Os fuzis eram de verdade, só as balas que eram de festim. A gente estava ali só como figurante, mas essa é a realidade do pessoal do Bope mesmo”, ressalta.

No olho do furacão

Feitas em favelas reais, as filmagens causaram alvoroço entre os moradores do morro e ganharam repercussão na imprensa brasileira, no início desse ano.
“Muita gente saiu correndo, achando que era operação do Bope mesmo. Também tinha muito malandro de olho no que estávamos fazendo. No Rio, polícia e vagabundo são inimigos mortais. Nós (policiais e guardas figurantes) fomos orientados a não levar a (carteira) funcional e nem qualquer tipo de arma particular para evitar problemas”, analisa.
Policiais cariocas à paisana e oficiais do Batalhão também estavam sempre por perto para orientar e garantir que nenhuma surpresa desagradável atrapalhasse as gravações.
“O morro Dona Marta já é pacificado, mas o de Ramos não. Só gravamos ali porque ele tem milícia”, revela, acrescentando que novas cenas estão previstas para serem rodadas ainda esse mês.
Os figurantes não têm texto; só falas que reproduzem a linguagem policial. Além de despesas como alimentação, hotel e traslados pagas pela produção, eles também receberam cachê pela participação no filme.
“Para mim é uma glória estar participando de tudo isso. Além de conhecer de perto toda essa realidade do cinema e trabalhar com uma equipe de produção impecável, é muito bom também estar em contato com outras pessoas que atuam na área de segurança no Brasil e trocar informações, conhecimentos”, observa.
O filme conta ainda com nomes de peso no elenco – entre eles, alguns já consagrados no primeiro Tropa de Elite como Wagner Moura, André Ramiro e Milhem Cortaz, além dos cantores Seu Jorge e Dudu Nobre.
Em 2008, a produção nacional ganhou o Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim. Dessa vez, a expectativa é participar do Oscar 2011, na categoria melhor filme estrangeiro – prova disso é que a estreia em agosto será simultânea no Brasil e em outros 60 países.
Para quem já está com saudades do capitão Nascimento e sua equipe, há um blog oficial do novo filme, que traz informações atualizadas sobre filmagens e bastidores da produção, além de vídeos. Basta acessar o site www.tropa2.com.br e, nesse caso, não pedir para sair.
Extraido do Blog do GCM Carlinhos Silva
Google Analytics Alternative