GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 27 de março de 2010

Cúria Diocesana debate alto índice de homicídios



VOLTA REDONDA
A Diocese de Barra do Piraí/Volta Redonda se reuniu na manhã de ontem com autoridades na Cúria Diocesana, para buscar alternativas para a superação da violência no município. Uma das questões levantadas, além do alto índice de homicídios em 2010, foi a violência contra as mulheres e crianças, que será tema do próximo encontro, em 15 de maio.
O Movimento Resgate da Paz e o Movimento pela Ética na Política (MEP), em prol da Campanha da Fraternidade 2010 – economia e vida, realizou uma sondagem popular para identificar os pontos que devem ser aplicados para a redução da violência no município. Segundo o presidente do MEP, José Maria, o Zezinho, alguns termos viraram compromisso de todos os cidadãos, sendo como ponto positivo, caso siga a linha da estatística. “Como membro do MEP, acredito que seguindo essa linha haverá a diminuição da violência. Dentro das políticas públicas de segurança, a maioria acredita que se deve investir em educação diferenciada em tempo integral; nas relações humanas nas instituições. As estatísticas mostram que é preciso mais integração das polícias Civil e Militar e a Guarda Municipal; e dos aparelhos de Justiça, é preciso que tomem medidas e ações mais rápidas e firmes”, explica Zezinho.
De acordo com o comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar, Licínio Fróes, somente o policiamento ostensivo não resolve. “Em fevereiro e março, conseguimos diminuir o número de homicídios em Volta Redonda, que hoje está abaixo da média no Instituto de Segurança Pública (ISP)”, disse o comandante, acrescentando que vários trabalhos em conjunto com a Polícia Civil estão sendo realizados para diminuir o quadro, como a divulgação das fotos de criminosos procurados.
O comandante disse também que deveria haver mudanças no sistema prisional, com penas mais severas, em que o preso tenha a oportunidade de trabalhar. E acrescentou que a maioria dos procurados em Volta Redonda já tiveram passagem pela polícia e foram soltos devido à deficiência das leis.
O delegado titular da 93ª Delegacia de Polícia, Alexandre Leite, falou sobre a importância da participação da sociedade com denúncias para poder facilitar o combate à criminalidade. “É importante que as pessoas estejam cada vez mais próximas da segurança pública. As pessoas pensam que o delegado é uma figura distante, pelo contrário, é importante essa aproximação”, frisa.
Para a presidente do Conselho de Segurança de Volta Redonda, Vivia Barbosa, é importante que o cidadão participe do encontro, para dar alternativas e expor sua visão do que vem acontecendo. “É importante para a comunidade participar e estar junto com a polícia, porque o cidadão de um bairro pode vir a ser o delinquente de outro bairro”, disse a presidente.
HOMICÍDIOS
Dois homicídios foram registrados na 93ª DP quarta-feira. O pedreiro Igor Fernando Vaz, 30 anos, foi assassinado a facadas por volta das 19h30min, próximo a sua casa, na Rua Vereador Geraldo Silva, no bairro São Luiz. Na Vila Rica, em Três Poços, o desempregado Fernando Luiz de Oliveira Duarte, 29 anos, foi morto a tiros. Ele chegou a ser levado ao Hospital São João Batista, mas não resistiu aos ferimentos.
Fonte:A Voz da Cidade
Google Analytics Alternative