GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 21 de setembro de 2010

IPA BRASILEIRA PARTICIPA DA 36ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

De 6 a 12 de setembro de 2010, em Paris, na França, realizou-se a 36ª Conferência Internacional da International Police Association – IPA, com a participação de representantes de 57 dos 61 países em que a entidade tem representação.
A delegação brasileira compareceu com 20 pessoas, sendo 14 de Brasília, 3 de São Paulo, 2 da Paraíba e 1 da Bahia, destacando-se como uma das mais numerosas entre as presentes, composta de 6 delegados e 1 procurador federa1, 1 policial rodoviário federal, 2 escrivães, 1 investigador, agentes e familiares.
Depois da recepção no hotel em que ficaram hospedadas, as delegações seguiram em oito ônibus, escoltados por batedores, até o edifício sede da UNESCO, em cujo amplo auditório realizou-se a sessão solene de abertura, com todas as honras de estilo.
Nos três primeiros dias, em cumprimento a uma extensa e diversificada pauta de trabalho, foram abordadas, analisadas e votadas pelos representantes das 57 delegações questões de ordem interna e de interesse geral, merecendo destaque a discussão sobre as causas da violência nos eventos esportivos, sobre o que discorreram especialistas.
Na véspera do dia 11 de Setembro os policiais representantes de todos os países participantes dirigiram-se ao Arco do Triunfo, nos Campos Elíseos, onde em marcante solenidade que contou com a presença do prefeito de Paris, do embaixador dos Estados Unidos e de um general das Forças de Segurança francesas, o presidente internacional da IPA, Michael Odisseos, depositou uma coroa de flores ao lado da pira ardente ao soldado desconhecido, em homenagem póstuma aos policiais mortos no atentado às torres gêmeas americanas e, por extensão, aos policiais mortos em serviço em todo o mundo.
No penúltimo dia da Conferência, os participantes foram conhecer as dependências de um conglomerado de unidades policiais, onde foram fidalgamente recebidos com um lauto coquetel, com uma apresentação da banda de música e, já à noite, com um extraordinário concerto oferecido pela orquestra sinfônica formada por policiais.
Um passeio (com jantar, vinho à vontade e música ao vivo) de barco pelo limpíssimo rio Sena, que corta o centro de Paris e uma visita ao imenso e rico palácio de Versalhes, onde viveu a realeza francesa, fechou com chaves de ouro o inesquecível evento.
Não poderíamos encerrar este relato sem deixar patente a gratidão desta delegação brasileira ao órgão máximo de direção da IPA (o Permanent Bureau Executif - PEB) e à Seção Francesa, pelo magnífico planejamento e impecável realização dessa 36ª Conferência Internacional.

a) Jarim Lopes Roseira, Delegado; Nathaniel Gonçalves de Oliveira e Dr. Joel Zarpellon Mazo, Observadores.
Google Analytics Alternative