GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 26 de setembro de 2010

Guarda Ambiental de Carapebus faz reconhecimento da futura área de atuação

Image
Meio Ambiente promove passeio ecológico integrado à futura guarnição da Guarda Ambiental
Não é a toa que a área do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, pertencente à Carapebus, é considerada a parte mais preservada da reserva. O governo municipal reconhece a importância de promover ações referentes ao meio ambiente e não mede esforços para proteger a fauna e a flora local.
A secretaria de Meio Ambiente, promoveu na última semana, um passeio ecológico integrado à futura guarnição da Guarda Ambiental do município. Na oportunidade, o comandante da Guarda Municipal, Luiz Fernando da Silva; o coordenador de Turismo, Juliano Ribeiro Vasconcelos de Luna; o agente da GM, Ricardo Maia; o vereador, Raimundo José de Luna Filho; e os futuros agentes da Guarda Ambiental, participaram de um passeio de barco para fazer o reconhecimento dos recursos hídricos da reserva e da Lagoa de Carapebus. 
O próximo passo será fazer o reconhecimento das inúmeras trilhas da Restinga de Jurubatiba. Para o secretário de Meio Ambiente e Turismo, Roberto Batata, o reconhecimento da área de atuação é de extrema importância, pois, em casos de crime ambiental, os agentes podem localizar com mais agilidade o local da ação.
Uma das principais ações é a prevenção e o combate a focos de incêndio, que pode representar um caso muito comum em época de estiagem e tempo seco. “Com a Guarda Ambiental será possível combater focos de incêndio com maior rapidez, até a chegada do Corpo de Bombeiros, de Macaé”, disse o secretário.
Responsável pela fiscalização da reserva, o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio) vai contar com o apoio Guarda Ambiental de Carapebus. O trabalho conjunto entre a secretaria de Segurança e Trânsito e de Meio Ambiente e Turismo trará grandes resultados no que se refere a preservação das áreas ambientais próximas ao município. O comandante ressalta que a Guarda Ambiental vai além da área de atuação do ICMBIO.  “O ICMBio fiscaliza apenas o Parque Nacional, a nós compete a fiscalização não só do parque, como também de toda a área e questões ambientais próximas ao município, como a Lagoa e a Praia de Carapebus, incêndio em matas nativas, desapropriações, entre outras”, explicou Luiz Fernando.   

Fonte:Portal da Prefeitura de Carapebus/RJ
Google Analytics Alternative