GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2011

Guarda Municipal é instrumento de segurança primária de Guarujá


A Guarda Civil Municipal de Guarujá é um instrumento de segurança pública do município. Atuando desde 2000, tem como objetivo proteger próprios públicos, bens e serviços do município, além de colaborar com a manutenção da ordem pública.
Segundo o diretor da Guarda Civil Municipal de Guarujá, Coronel Raimundo Silva Filho, o foco é a prevenção primária, interferir em coisas simples para que elas não se tornem um problema criminal.
“A guarda tem o foco no social e as pessoas de bem são carentes de atenção. Tem muitas situações simples que se não forem resolvidas de acordo, elas acabam se tornando mais graves.”, explica o diretor.
Com o aumento de pessoas na temporada de verão em Guarujá, inicia-se a “Operação Verão”, onde a Guarda recebe um reforço da Polícia Militar na prevenção do crime na Cidade, além de algumas ações e projetos entrarem em vigor. Neste ano, cerca de 400 policiais reforçam a segurança da Cidade.  
Uma importante ação realizada no verão é o Programa “Não se perca de mim”. O objetivo é orientar as pessoas sobre as cuidados para que as crianças não se desencontrem dos pais. Caso a criança se perca, pode ser encaminhada ao setor indicado na pulseira de cadastramento, assim como seus responsáveis.
Outro ponto importante e facilitador do trabalho de segurança é o Centro Integrado de Operação. As câmeras da unidade visualizam situações em diversos pontos. No local, há monitores que acionam o órgão compatível com o caso, como a Polícia Militar, bombeiros, a própria Guarda Municipal e, quando há a necessidade, o pessoal da Fiscalização e Trânsito também são acionados.
O Diretor da Guarda Municipal lembra de um caso registrado pelo setor em agosto de 2010. “Os guardas observaram pelas câmeras dois elementos que se aproveitaram de uma situação e pegaram a chave do carro de surfistas. Os jovens deixaram a chave em cima do pneu traseiro para um banho de mar.”
Exemplo de que a integração da certo, as câmeras acompanharam onde os elementos estavam e a Polícia Militar localizou o veículo. “A Guarda fez o serviço de prevenção e acionou a PM, que prendeu os criminosos”, salientou o diretor da Guarda Municipal.
Inovação desse ano é “Sala de Situação” que funciona integrada ao Centro de Operações e Monitoramento da Cidade, em regime de plantão, e conta com a equipe da Força Tarefa e Fiscalização de Posturas e Comércios. O objetivo é garantir a qualidade de vida das pessoas, inibindo práticas inconvenientes.
Fonte: Prefeitura de Guarujá SP
Google Analytics Alternative