GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2011

Taboão e Paulicéia terão mais guardas nas ruas


Depois do Riacho Grande e da unidade Batistini/Alvarenga, em São Bernardo, hoje é a vez dos bairros Taboão e Paulicéia ganharem uma inspetoria regional da GCM (Guarda Civil Municipal). O efetivo de 80 guardas e 11 veículos ficará na Rua Dinamarca, 232, no Taboão, e irá colaborar com o reforço na segurança de 64 mil habitantes. O objetivo da Secretaria de Segurança Urbana é aproximar a população local dos guardas, além de combater a ocorrência de crimes como furtos e roubos, recorrentes na região.
Para o secretário da Pasta, Benedito Mariano, a ação será fundamental para a redução no número de delitos nos dois bairros, além do Jordanópolis. "Uma das particularidades da região é a incidência de roubos nas residências. Tenho certeza de que o policiamento preventivo conseguirá inibir muitos crimes", relatou o secretário, que não soube prever a possível taxa de redução de ocorrências com o monitoramento reforçado. Em seis meses, a contagem será refeita para avaliar os resultados.
Desde 2009, na inspetoria da Guarda Ambiental no Riacho Grande, foram notificadas 889 ocorrências. Já na unidade do Alvarenga a contagem chegou a 600 em menos de um ano em atividade. Apenas a população da última inspetoria citada corresponde a 24% da população de São Bernardo.
O secretário adiantou que até o fim do ano mais duas bases serão inauguradas: no bairro Rudge Ramos e outra no Assunção. A meta é aumentar o efetivo da cidade de 610 para 1.000 guardas até dezembro e finalizar o processo de descentralização da GCM. "É uma cidade com território muito grande. Não dá para pensar em um trabalho eficiente de prevenção com apenas uma base centralizadora. Não tenho dúvida de que, com as cinco inspetorias, o trabalho operacional da GCM será qualificado."
Os efetivos, que variam entre as unidades por conta da demanda populacional, têm a função de fazer a ronda apenas no perímetro do bairro onde há a inspetoria. Durante oito anos, o trabalho da Guarda Municipal foi centralizado em um único local, na Avenida Redenção. "Agora ficará bem dividido, e os guardas estarão mais próximos da comunidade", completou.
O secretário aproveitou para esclarecer que o papel da Guarda Municipal é complementar e que não conflita com as atribuições das polícias estaduais. "Trabalhamos fundamentalmente na prevenção de delitos em um território fixo", pontuou.
Fonte: diário do Grande ABC
Google Analytics Alternative