GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 27 de março de 2011

Guarda Ambiental faz 2 anos e traça planos


A Guarda Ambiental de São Bernardo completa dois anos de atuação domingo, mesma data do aniversário da Represa Billings. Nesse tempo, registrou 365 ocorrências relacionadas a crimes ambientais (185), captura e apreensão de animais silvestres (120) e despejos de entulho em vias públicas (68).

No total, foram 890 registros de ocorrência na região do Riacho Grande, onde está instalada a sede da Inspetoria da Guarda Ambiental.
"Também atuamos na região com trabalho padrão da GCM (Guarda Civil Municipal), como ronda escolar. Atuamos ainda em outras áreas quando há casos ambientais", explicou o inspetor Lindomar Nunes, que assumiu o comando da guarda no início de fevereiro e tem seis anos de GCM.
Ou seja, a inspetoria faz o patrulhamento rotineiro, como qualquer outra equipe da Guarda Civil Municipal, que tem atribuição de proteger o patrimônio público. Por se tratar de uma área menos populosa e com menos equipamentos públicos, trabalham na proteção ambiental.
São 19 viaturas, seis embarcações e 60 homens atuando em 212 quilômetros quadrados de área de manancial (52% da área total do município), o que dá um a cada 3,5 quilômetros. A região também conta com atuação da Polícia Militar Ambiental. Segundo o comandante da guarda, há uma boa relação entre os órgãos, mas a intenção é estreitar cada vez mais a colaboração.
Neste ano, a guarda pretende atuar na conscientização da população com projeto de teatro de fantoches em escolas.
GUARDA-VIDAS
Há 18 guarda-vidas formados por curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros da região. Eles atuam durante a semana no Parque Estoril, com uma embarcação, e aos fins de semana na Prainha do Riacho, com três homens no sábado e outros três no domingo.
Outro curso realizado é o de contenção de animais, dado pelo Zoológico de Jundiaí. Entre abril e julho, 16 guardas farão novo curso com esse foco, ministrado pela equipe de veterinários do Estoril e instrutores da Polícia Militar.
Informações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 4101-6807.
OUTRAS CIDADES
Somente Ribeirão Pires afirmou ter Guarda Ambiental incorporada à GCM, que realiza rondas. A equipe é composta por quatro guardas. Não divulgou números de ocorrências registradas.
Fonte: Diário do Grande ABC
Google Analytics Alternative