GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 17 de março de 2011

Morte de guarda municipal leva categoria a reivindicar melhorias

Representantes da Guarda Municipal de Rio das Ostras se reuniram nesta segunda-feira, 14, pela manhã com o prefeito Carlos Augusto no Auditório da prefeitura para discutir assuntos relacionados à segurança e plano de cargos de salários da categoria. Também estiveram presentes o secretário de Ordem Pública e Controle Urbano, coronel Sérgio Pinto, chefes de departamentos da guarda, o presidente do Sindicato dos Servidores Renê Dutra e o advogado Marco Aurélio Andrade. A categoria entregou uma carta de reivindicação para o prefeito.

O assunto da segurança veio à tona com a trágica morte do GM José Carlos Werneck, no último dia 8, que foi assassinado com dois tiros enquanto tentava separar uma briga. Segundo o GM Daniel Floriano, a intenção é solicitar mais segurança para a guarda e ainda reivindicar um plano de cargos e salários antes da aprovação do orçamento, para o exercício de 2012. Também foi pedido que uma comissão participasse do processo de tramitação no executivo e na Câmara dos Vereadores.
De acordo com Floriano, será abordado ainda o assunto referente a equipamento de segurança para a categoria e mudança no modo de operação noturno. “Segurança é dever do Estado, nós somos guardas patrimoniais e estamos correndo risco assumindo determinadas posições”, disse o funcionário. Os guardas também pedem seguro de vida e invalidez e a construção de bases comunitárias seguras. O GM Everaldo Silva explicou que a categoria está dividida em relação ao armamento da guarda com armas de fogo. Hoje, os guardas utilizam spray de pimenta e cassetete, e o uso foi aprovado pela câmara.
O secretário de Ordem Pública alegou que a prefeitura está aberta para diálogo e que as idéias que tiverem fundamentos serão aproveitadas. O coronel Pinto afirmou que hoje a guarda atua complementando os serviços que são de responsabilidade do Estado, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Segundo informou, o Estado não está atendendo o município devido ao grande crescimento populacional.
Para isso, o prefeito Carlos Augusto irá tentar uma reunião ainda essa semana com o comandante geral no Rio de Janeiro para pedir o aumento do efetivo, mas alegou que a guarda continuará dando suporte para a polícia. Carlos Augusto falou também que estudar a possibilidade de investir em armas não letais para parte do efetivo e que garantirá o treinamento necessário para a guarda.
Ele lembrou ainda que a prefeitura está investindo na construção de uma sede do Corpo de Bombeiros e da 3ª Companhia da Polícia Militar em Rio das Ostras para o aumento do efetivo. O prefeito falou ainda que está estudando o plano de cargos e salários da guarda, assim como para outras categorias de servidores.
Fonte: Rádio Globo Macaé
Google Analytics Alternative