GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 28 de março de 2011

GM e PM: Isto não é um Fla-Flu

Este clima transparece até nos comentários registrados nas reportagens sobre o assunto, publicadas pelo DIÁRIO DO VALE. Fica a impressão de que quem torce pela PM tem que ser contra a Guarda e que quem torce pela Guarda tem que ser contra a PM. Como se fossem times adversários.
Não são.
O condenável episódio acima ilustrado tem que ser visto como um caso isolado. Um caso isolado que não se repita e ponto final. Afinal, a Segurança Pública não pode ser vista como um jogo de futebol em que órgãos públicos de segurança são adversários entre si. Na alegoria do futebol, a torcida deve ser para que PM e GM joguem (e bem) no mesmo time. Os adversários comuns são aqueles que ultrapassam o limite da lei.
Os benefícios desta ação conjunta foram sentidos no episódio de quinta-feira, quando do assalto à casa de um advogado em Volta Redonda por bandidos do Complexo da Maré. Testemunhas acionaram o Ciosp (que integra as ações das forças de segurança) e, em minutos, a PM foi ao local e mostrou competência ao impedir a ação criminosa e prender dois dos bandidos.
É este tipo de ação que deve ser encorajada e deve estar aliada ao respeito mútuo entre os integrantes das duas corporações. Tantos os policiais militares quanto os guardas municipais são agentes de autoridade legitimados. Nenhum é superior ao outro. Apenas têm foco diferente na atuação da segurança pública, embora suas atribuições possam, muitas vezes, se cruzar - o que deve ser encarado como oportunidade para ação conjunta, e não para divergências funcionais.
Volta Redonda não é uma cidade cheia de bandalha, com um flanelinha em cada esquina, bancas de DVDs piratas nas ruas e motos sem placa desfilando impunemente. Ao contrário, com as falhas que possam existir, é uma cidade tecnicamente bem organizada e fiscalizada. Mérito da Guarda Municipal.
Volta Redonda também não ostenta os altos índices de criminalidade de outras cidades médias do país. Na verdade é uma cidade considerada segura dentro de quaisquer padrões brasileiros. Mérito principalmente da PM e da Polícia Civil.
Agora, com a criação do Ciosp, os índices de criminalidade caíram ainda mais e o município passou a ser apontado, junto com Diadema (SP), como modelo de integração das forças de segurança. Mérito que recai sobre um novo e moderno conceito de Segurança Pública que demonstra as vantagens da participação conjunta do município e os órgãos de segurança do estado.
É, seguramente, este modelo que a sociedade deseja.
Este é o jogo do bem. Devemos torcer para todos os seus jogadores.
Exceto para os que tentarem fazer gol contra.



Fonte: Diário do Vale
Google Analytics Alternative