GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 24 de março de 2011

Expansão do Programa de Monitoramento Urbano

Cumprindo mais um compromisso, o prefeito Chico Brito inicia a expansão do Programa de Monitoramento Urbano nos centros comerciais de Embu das Artes (SP) com a instalação de câmeras de vigilância no Jardim Santo Eduardo. Na quarta-feira, 16/3, o vice-prefeito Nataniel Carvalho (Natinha), representando o prefeito, juntamente com o secretário adjunto de Obras, Vitor Mazetti, se reuniram com moradores e comerciantes do bairro para apresentar o projeto.
Segundo Dirceu Alves da Silva, comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), o sistema, mais do que auxiliar na investigação de casos de violência, atua na prevenção, inibindo a atuação dos bandidos.
Ao todo serão instaladas cinco câmeras próximas aos três bancos do bairro e locais de maior comércio. O projeto inclui três repetidores que ficarão responsáveis por enviar as imagens ao Centro de Controle Operacional onde é feito o monitoramento das imagens. O custo será de R$ 180 mil e o prazo de início da instalação é de, aproximadamente, 90 dias.
A primeira etapa do projeto consistiu na implantação de 26 câmeras no Centro Histórico da cidade em 2010. Desde então, os índices de crimes conhecidos como “saidinhas de banco”, vêm caindo exponencialmente, segundo o secretário de Governo, Paulo Giannini. Já a segunda fase é a implantação de mais 36 câmeras no centro expandido, abrangendo desde o bairro do Capuava até o Vista Alegre. O investimento total, dessas duas fases, foi de mais de R$ 2 milhões. Parte dos recursos é proveniente de convênios com o Ministério da Justiça, através do Pronasci, e com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE), do governo estadual. “Com essa implantação, o centro está praticamente fechado por câmeras”, ressaltou Dirceu.
Apesar de a segurança pública ser um dever do governo do estado, o Governo da Cidade de Embu faz sua parte. O prefeito Chico Brito se reúne mensalmente com representantes das polícias Civil e Militar, além da GCM, para discutir e mapear os pontos de maior violência traçando, assim, estratégias de combate à criminalidade. Para o secretário de Governo, a GCM desempenha um trabalho que vai além da segurança patrimonial pública, auxiliando nos trabalhos da PM e da Polícia Civil. Giannini anunciou também que já estão sendo contratados mais 40 guardas para reforçar a segurança na cidade.
Estiveram presentes à reunião o presidente da Câmara Municipal, Silvino Bonfim, a vereadora Elisabete Carvalho, os vereadores Gilvan França, Luiz Calderoni, João Leite e Carlos Pires; e também o secretário de Trânsito e Transporte Francisco Carlos Pereira.
Fonte: Prfeitura de Embu SP

Google Analytics Alternative