GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 28 de março de 2011

Guarda Municipal: Jornalista dá queixa de ameaça

Volta Redonda
O editor do jornal "Aqui", Luiz Alfredo Vieira, deu queixa na 94 DP contra o comandante da Guarda Municipal, major-PM Luiz Henrique Barbosa, por ameaça. De acordo com o jornalista, em reportagem publicada em seu jornal com o título "Faroeste Caboclo (III)", o comandante teria manifestado intenção de agredi-lo em virtude de reportagens publicadas pelo jornal. A ameaça, diz ainda o jornal, teria sido feita na frente de várias testemunhas, que seriam funcionárias da prefeitura. Diz a reportagem:
- Pelo sim, pelo não, decidi representar contra o major-PM e espero que ele confirme ou negue as ameaças feitas na presença de várias testemunhas. Como elas são funcionárias da própria prefeitura, temem testemunhar contra o major PM. Se o fizerem, certamente serão demitidas - afirma o editor do aQui.
O comandante da Guarda Municipal afirmou que as declarações do jornalista são "infundadas e fantasiosas", que não conhece o jornalista e que vai processá-lo:
- Eu nunca o vi na vida, não sei quem ele é. Diante destas acusações ele terá de provar, pois está, com quem acusa, o ônus da prova. Para uma denúncia tão séria, que envolve alguém ligado à segurança pública de uma cidade, as provas têm que ser tão sérias quanto a acusação. Cabe a ele provar o que diz e caberá a mim a defesa. Ele não qualificou a fonte e para algo como esta denúncia não caberia o anonimato - afirmou o comandante.
Na publicação do aQui, a reportagem afirma que as ameaças do comandante teriam acontecido por conta da série de críticas que o semanário vinha fazendo sobre a atuação da Guarda Municipal em Volta Redonda. A reportagem chamou a atitude do comandante de "intimidação" aos membros da redação do aQui, como no trecho transcrito a seguir: "Mas as intimidações não pararam por aí. Em função da série de denúncias que tem publicado no aQui, atendendo aos pedidos dos leitores e dando voz aos cidadãos insatisfeitos com as arbitrariedades cometidas pela GM, o jornalista Luiz Alfredo Vieira chegou a ser ameaçado de agressão física por ninguém menos que o próprio comandante da Guarda Municipal", afirmou o jornal.
O major Luiz Henrique destacou que tomou conhecimento do registro policial por um radialista que o entrevistava e que na última sexta-feira esteve na Delegacia de Volta Redonda, na tentativa de saber se afirmação era verídica.
- Constatei essa ocorrência na sexta-feira e rapidamente entrei em contato com meu advogado. O jornalista terá de provar e como sei que isso não vai ocorrer, porque a situação nunca aconteceu, ele terá de arcar com as consequências em juízo. Tão logo for chamado para ser ouvido na Delegacia, vou representar judicialmente contra ele - afirmou.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Sul Fluminense, J.C. Moreira, emitiu nota oficial condenando o comandante da Guarda Municipal em virtude do episódio e repudiando sua atitude. O major Luiz Henrique disse que o sindicato "quebrou um princípio básico do jornalismo, que é ouvir os dois lados".

Fonte: Diário do Vale
Google Analytics Alternative