GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 13 de novembro de 2010

Guarda Municipal inicia curso de formação

Na próxima terça-feira (16) inicia o curso de formação da Guarda Municipal de Balneário Camboriú. Um grupo de 64 guardas aprovados no concurso público vai participar da formação que terá 800 horas/aula. Na grade curricular constam as mesmas matérias exigidas para a formação de policiais militares. As aulas acontecerão nas dependências do 12º Batalhão, localizado no bairro das Nações.
A carga mínima exigida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) prevê o total de 680 horas/aula para a formação da Guarda Municipal. O município de Balneário Camboriú resolveu estender a carga horária do curso para 800 horas. A intenção é garantir a formação completa dos novos agentes públicos.
O secretário de Segurança Pública de Balneário Camboriú, Adelcio Bernardino, salienta que o aumento da carga horária exigida irá capacitar o guarda para as funções previstas. "Isto nos deixa tranquilos no que diz respeito ao preparo da Guarda Municipal. Estes profissionais vão sair do curso tão, ou até melhores preparados, que sai um policial militar". O secretário destacou ainda, que este curso é o pré-requisito para que a Polícia Federal conceda o porte de armas aos guardas.
As aulas estão previstas para iniciar ainda neste mês e serão em tempo integral no quartel do 12º Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú. O curso será ministrado pela PM e o corpo docente contará policiais militares, professores universitários e profissionais relacionados com a área de Segurança Pública.

Conteúdo
Entre os conteúdos abordados no curso estão: O Papel das Guardas Municipais, que inclui as funções da guarda, ética, direitos humanos e cidadania, legislação, técnicas e procedimentos operacionais e primeiros socorros, entre outros; Espaço Público, Guarda Municipal e a Comunidade, que engloba entre outros temas técnicas e procedimentos na fiscalização e todo funcionamento dos serviços públicos. Outro assunto tratado como prioridade no curso é o modulo que aborda o uso geral da força, de arma de fogo e defesa pessoal que vai englobar o uso legal da força, o condicionamento físico, a defesa pessoal e o emprego de equipamentos - os não letais, revolveres e pistolas. Comunicação, gerenciamento de informação e tecnologias em segurança também compõem a matriz curricular.

Fonte:Tribuna Catarinense
Google Analytics Alternative