GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Comandante da Guarda Municipal pede exoneração

O tenente Bauer (ao centro) durante operação em praças no bairro do Carmo, há duas semanas (Foto: Arquivo Tribuna / Daniel Barreto)O tenente do Exército Rudi Bauer, que comandava a Guarda Municipal de Araraquara, assinou ontem seu pedido de demissão e a exoneração do cargo, que ocupava há pouco mais de um ano. O motivo, segundo ele, foi um racha interno com o coronel José Antônio Spera, secretário municipal de Segurança Pública. O chefe da pasta nega (leia texto mais abaixo). A decisão criou um clima de tensão entre os agentes, que ameaçam suspender o trabalho.

A exoneração do serviço público deve ser publicada em Diário Oficial do Município neste domingo ou na terça-feira. Em entrevista exclusiva à Tribuna e ao Araraquara.com, o tenente disse que a saída foi motivada pela "convivência com o secretário de segurança". "Ele [José Spera] não ajudava e vinha emperrando os nossos projetos. Saio porque sinto que não conseguia dar andamento ao nosso trabalho."

O tenente, que ao longo dos últimos meses buscou treinar e operacionalizar a Guarda, disse acreditar que o trabalho foi bem desenvolvido. "Criamos a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e a Ambiental (agentes trabalhando diretamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente), e o secretário nunca aprovou essas mudanças. Dizia que isso era coisa da polícia." Spera nega a acusação.
Estopim
Para o tenente, o estopim foi a falta de apoio com os treinamentos, como um feito pelos agentes em Tatuí no começo do mês, e a interrupção da obra do Canil.
"Estávamos criando um Canil para trabalhar de forma semelhante à Polícia Militar e mandaram parar e devolver o cão", desabafa o ex-comandante da Guarda. "Todo o trabalho foi feito sem o dinheiro da Prefeitura e mesmo assim acabou."

Secretário de segurança nega desavenças
O coronel José Spera, secretário municipal de Segurança Pública, nega ter tido qualquer briga ou desavença com o tenente Bauer, comandante da Guarda Municipal que pediu exoneração do cargo ontem, depois de pouco mais de um ano na função. "Não tenho briga com ninguém.
Sou secretário e o pedido de demissão me surpreendeu. Sinceramente, desconheço qualquer coisa neste sentido", afirmou à reportagem. "Temos um projeto plurianual para os quatro anos de Governo. Ele inclui o videomonitoramento, a compra de viaturas e mais efetivo. Para mim, tudo está mantido."

Sobre o cancelamento da obra do Canil, o secretário diz que a decisão foi tomada em comum acordo com o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). "Não foi feito nenhum projeto para o Canil, que simplesmente começou a ser construído."

Para o secretário, ainda é prematuro falar sobre "crise" na corporação: "É tudo muito recente. Vamos esperar", disse. Sobre o novo comando ele adianta que a um outro nome deve sair da própria categoria. "É a minha ideia, mas vou conversar isso com o prefeito."

Fonte: araraquara.com
Google Analytics Alternative