GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GUARDA MUNICIPAL VR em Ordem completa nove meses Volta Redonda

Às vésperas de completar os noves meses de lançamento do projeto VR em Ordem, não faltam motivos para a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) comemorar. Dentro das expectativas, as ações propostas - no sentido de organizar não só o trânsito, mas toda a cidade - têm sido alcançadas, trazendo resultados positivos ao projeto, que ganhará continuidade. Para isso, as operações da guarda contam, a partir deste mês, com uma novidade: o grande totem inflável que leva a logomarca do projeto.
- Esse é um novo formato que estamos agregando ao VR em Ordem, com objetivo de apresentar as operações de forma mais agradável para a população. Queremos quebrar um pouco daquela visão antipática que as pessoas têm da viatura - justificou o comandante da GMVR, major Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
Ele citou ainda a colocação de antenas anti-cerol nas motocicletas, oferecidas aos motociclistas nas operações da Guarda Municipal.
- Neste período de férias aumentam a quantidade de pipas e, consequentemente, a probabilidade de acidentes envolvendo linhas com cerol. Queremos agir sempre antes, prevenindo. Para isso, contamos com a ajuda da população, cada um fazendo a sua parte - completou.       
Satisfeito com os bons resultados do projeto, o comandante aproveitou para anunciar a realização de mais um leilão de veículos apreendidos pela Guarda Municipal, previsto para acontecer em dezembro. O último contou com 255 veículos - de apreensões ocorridas entre 1º de agosto de 2000 e 31 de janeiro de 2011. Para o próximo, estão previstos 280 veículos - dos quais 186 para regularização e 94 sucatas - apreendidos entre nove de fevereiro e 25 de outubro de 2011, período de atuação do VR em Ordem.
- Estamos preparando o segundo leilão, que já passou pela vistoria do Detran/RJ. Identificamos 35 motos roubadas ou adulteradas e mais de 90 sucatas, aquelas cuja origem não se consegue identificar e podem, inclusive, ser fruto de roubos - explicou Barbosa.
Gabriel Borges 
 

Educativo
Como previsto no lançamento, o projeto vem mantendo o objetivo de educar, ao invés de punir. O grande número de apreensões, no entanto, reflete as muitas ocorrências de situações em que os agentes têm por obrigação recolher os veículos. De acordo com dados da Guarda Municipal, 90% dos apreendidos estavam sem placas e/ou com lacre rompido. Os outros 10% apresentavam mal estado de conservação ou condutores embriagados, sem carteira de habilitação e/ou certificado de registro do veículo, entre outras razões.
- O VR em Ordem é uma campanha educativa. Fazemos orientações no sentido de vistoriar documentos e incentivar a educação no trânsito, atentando para o uso do cinto, por exemplo. Não temos a intenção de repreender. A repreensão é usada quando não conseguimos atingir a educação - ressaltou o comandante da Guarda Municipal.
As ações diárias de uma hora em cinco pontos diferentes da cidade - conforme previsto no projeto - continuam, mas, segundo Barbosa, seguem como monitoração do trabalho já realizado. Os dados do projeto indicam que, até outubro, quase 30 mil mídias piratas, entre CDs, DVDs e jogos foram apreendidas. O número mostra a redução da venda de pirataria após o lançamento do projeto - visto que, em 2010, foram quase 70 mil apreensões. A presença da GMVR nos chamados centros de diversão, lugares onde acontecem festas e shows, já está na fase de monitoração. Entre fevereiro e outubro, 18 motoristas foram autuados por embriaguez - contra dez em todo o ano passado.
- Nesses locais o risco de acidentes é infinitamente maior. Estamos sempre próximos a eventos públicos e privados. Já chegamos a autuar sete motoristas embriagados em um mês, pegando flagrantes e até reincidências - informou.
No período de festas, quando o movimento na cidade é maior, aumentam também os roubos de veículos. Por isso, para o fim do ano, a segurança será intensificada.
- Fazemos o controle dos grandes centros comerciais também com relação aos ambulantes em vias públicas. É um trabalho contínuo de ações que contribuem para a tranquilidade do cidadão - acrescentou Barbosa.
Buscando a ordem
Quando foi elaborado, o VR em Ordem já propunha a atuação em toda a cidade e não apenas no trânsito, na expectativa de trazer ordem à cidade de Volta Redonda. Desde o lançamento, em fevereiro, o projeto vem atuando nos bairros, realizando serviços como desobstrução de calçadas e troca de lâmpadas queimadas. Segundo o major Luiz Henrique, trata-se da Patrulha Comunitária, uma equipe designada exclusivamente para essas ações, com o objetivo de aproximar a Guarda Municipal da comunidade.
- A presença de entulhos nas calçadas, por exemplo, é um problema de segurança pública, visto que leva o pedestre a desviar pela rua, podendo causar um acidente. Nesses locais, o índice de acidentes tem aumentado porque as pessoas acabam não fazendo uso do cinto ou atravessando as ruas sem atenção - observou.
No que tange à segurança pública, mais de cem veículos abandonados na cidade foram removidos pela atuação do projeto. Estes, de acordo com o comandante da GMVR, eram utilizados por bandidos para a prática de atos libidinosos, entre outras.
- Também estamos fiscalizando e corrigindo o transporte de gás de forma não segura em Volta Redonda. Ainda não zeramos, mas já avançamos bastante nesse sentido. Hoje é mais difícil presenciar o transporte mal feito de botijões - acrescentou.
Entre os pontos positivos do projeto, o comandante citou a aquisição do Brat (Boletim de registro de Acidente de Trânsito) pela Guarda Municipal.
- Desde fevereiro, já liberamos para a Polícia Militar mais de cem acidentes de trânsito. Toda essa interferência que fazemos ajuda a reduzir essas ocorrências, à medida que tiramos das ruas pessoas sem condições e veículos em estado precário. Assim, liberamos a Polícia Militar para tratar de casos mais sérios - afirmou Barbosa.
As regiões próximas a escolas - públicas e particulares - continuarão contando com a presença da Patrulha Escolar. O grupamento, formado com elementos não só da Guarda Municipal mas também da Polícia Militar, faz parte igualmente do projeto VR em Ordem. Segundo o comandante, a atuação já ajudou a reduzir as ocorrências de brigas entre alunos em portas de colégios.
Os cidadãos de amanhã
O projeto VR em Ordem também deu vida à Ouvidoria da GMVR. O serviço tem como objetivo receber críticas e sugestões para que as ações do órgão venham ao encontro das necessidades da população.
- A ouvidoria é a parte da Guarda, que recebe mais atenção. Ninguém melhor do que o cidadão para direcionar as nossas ações. Vamos direto a ele para melhorar o nosso trabalho. Qualquer reclamação ou comentário pode ser informado pelo telefone (24) 3339-9292 ou pelo e-mail vremordem@vr.rj.gov.br - informou o comandante.
Outra atividade que tem chamado atenção da população de Volta Redonda é a participação de crianças em ações do VR em Ordem. É a Guarda Mirim, realizada em parceria com a Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária). A cada seis meses, 50 estudantes entre nove e 12 anos são selecionados para o programa, em que aprendem lições como Ordem Unida, prevenção de acidentes domésticos, educação no trânsito e meio ambiente, além de passeios históricos a Petrópolis.
- A proposta é que eles participem das ações menos contundentes da Guarda Municipal, ajudando a orientar a população. Muitos não têm acesso a esse tipo de ensinamento, que vai além da escola. Os agentes mirins se tornam multiplicadores da nossa filosofia de trabalho. Investimos neles porque são os cidadãos de amanhã - justificou Luiz Henrique.

Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,48165,VR-em-Ordem-completa-nove-meses.html#ixzz1cMLlh1Eb
Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,48165,VR-em-Ordem-completa-nove-meses.html#ixzz1cMKUshO4
Google Analytics Alternative