GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 29 de outubro de 2011

Guarda Municipal de Dourados recebe curso de técnicas operacionais

Guardas simularam uma invasão a um ônibus com reféns – Foto: Wender Carbonari (AgoraMS)
Guardas simularam uma invasão a um ônibus com reféns – Foto: Wender Carbonari (AgoraMS)
Com treinamento prático, os Guardas Municipais, na manhã da última quarta-feira, simularam uma invasão a um ônibus com reféns. No interior do veículo havia um dos instrutores caracterizado como sequestrador. Utilizando armas de paintball, os participantes se dividiram em três grupos de dez pessoas, no qual cada um exercia uma função dentro da missão tática de resgate.
O curso faz parte de um projeto aprovado pelo Ministério da Justiça. O instrutor, Sargento do Batalhão de Operações Especiais do Rio Grande Sul, Marcio Brum Torbes, ressalta a importância da polícia se organizar para oferecer um bom serviço a comunidade. “O que nós estamos treinando aqui hoje é a situação limite, não tem mais o que fazer, suponha que o nosso suspeito já efetuou disparos e matou reféns, então o curso prepara o pessoal para essa situação limite”, explica o Sargento.
Cerca de 120 Guardas Municipais devem formar até o final da semana de cursos. Além disso, alguns Policiais Militares, Civis e do Defron participaram do curso. Outros três Guardas de Campo Grande foram convidados pelo comando da Guarda de Dourados a participar dos cursos que estão sendo oferecidos.
Curso faz parte de um projeto aprovado pelo Ministério da Justiça – Foto: Wender Carbonari (AgoraMS)
Curso faz parte de um projeto aprovado pelo Ministério da Justiça – Foto: Wender Carbonari (AgoraMS)
Violência Urbana
Para dar continuidade à maratona de cursos na sede da Guarda Municipal, foi realizada no auditório do Instituto Municipal de Meio Ambiente no final da tarde da última quarta-feira, uma palestra direcionada aos diretores de escolas de Dourados sobre a Violência Urbana. A iniciativa partiu do diretor do departamento de Formação e Ensino da Guarda, Ademar Cabral de Araújo que julgou imprescindível discutir a violência nas redondezas e dentro das escolas.
A palestras foi ministrada pelo Sargento do Batalhão de Operações Especiais do Rio Grande do Sul, Marcio Brum Torbes, policial Militar há 26 anos. “O objetivo aqui é dar dicas de como se comportar para evitar ser vítima de assaltos, sequestros, ou seja, para minimizar os riscos e, se for o caso, saber se comportar em situação de risco”, explica o sargento. “Se todo cidadão começar a se preocupar, certamente os bandidos terão maiores dificuldades”, completa ele destacando, durante a palestra, os riscos de utilizar de maneira inconsciente os sites de redes sociais, caracterizando como um “prato cheio” para bandidos.
Pelotão Ambiental
O Guarda Cabral lembra que, pensando em proteger estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares foi implantado em Dourados um Batalhão da Guarda Municipal específico para proteger áreas escolares, denominado como “Pelotão Ambiental” formado por profissionais preparados especificamente para atender escolas.
“Os guardas trabalham desde a parte de prevenção, fazendo ronda nas escolas, até a averiguação de ocorrências. Qualquer pessoa que for percebida pelos agentes nas redondezas da escola e não tiver nada a ver com aquela instituição, será abordado pelos guardas que realizarão uma revista e farão alguns questionamentos”, explica o diretor Cabral.
 Wender Carbonari (AgoraMS)
Google Analytics Alternative