GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SEMINÁRIO EM MANGARATIBA/ Guardas municipais buscam mais visibilidade


Para comemorar o Dia Nacional da Guarda Municipal, o Sindicato dos Servidores Públicos de Mangaratiba e a Federação das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (Fasp-RJ) realizaram durante toda a segunda-feira (10), o I Seminário de Segurança Pública do Estado. O evento realizado na pousada Imperial, em Nova Mangaratiba discutiu o tema “Guardas Municipais e os desafios da Segurança Pública”. Durante o seminário assuntos como competências, capacitação e regulamentação, tendo em vista que os profissionais da Guarda Municipal não são regulamentados foram debatidos por autoridades de Segurança Pública.
Cerca de 23 municípios do Rio de Janeiro mandaram representantes da Guarda Municipal para o I Seminário em Mangaratiba
O seminário reuniu representantes de diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro com a presença de  diversos comandantes representando as Guardas Municipais de cidades como: Maricá, Niterói, São João da Barra, Nilópolis, São João de Meriti, Barra Mansa, Paracambi entre outros.

Organizador do I Seminário, Valdecir Moreira de Freitas, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Mangaratiba e guarda municipal diz que a classe busca mais valorização profissional
Presente ao evento, o presidente da Fasp-RJ, Marcos Vinício Gomes Pedro,  parabenizou a Guarda Municipal pelo seu dia e  destacou a necessidade de mais qualificação e visibilidade nas ações que a instituição vem realizando em todo o Estado.  “É necessário em qualquer serviço público cada vez mais qualificação. Mas não é isso o que acontece, pelo contrário, o que existe é a falta de investimento na área do setor público, em que não são renovados os quadros funcionais com concursos devidos e preenchidos por formas que deixam muito a desejar com as terceirizações. Eu já presenciei, guardas municipais saírem na rua enfrentando bandidos, com arma de brinquedo. Os parabenizo pela nobreza da profissão onde colocam em risco a própria vida. São heróis sem reconhecimento”, destaca o presidente.
Marcos Vinicio Gomes, presidente da Fasp-RJ destacou a importância dos serviços da Guarda Municipal no Estado
De acordo com Valdecir Moreira de Freitas, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Mangaratiba e guarda municipal esse será um dos muitos encontros de uma série que a instituição pretende realizar a partir do ano que vem. “Já participamos de vários seminários como esse em outros estados, onde já existe uma rotina de encontros mensais, mas no Rio de Janeiro não existia. O objetivo de encontros como esse é unir forças para que o trabalho da guarda municipal seja reconhecido, regulamentado e principalmente tenha visibilidade em âmbito nacional”, diz Valdecir ressaltando ainda que os trabalhos executados pelos guardas municipais hoje em Mangaratiba e em outros municípios do Rio de Janeiro são vistos por muitos de uma forma desprezível e um tanto preconceituosa. “Hoje em dia o guarda é visto com um certo desprezo. Tem gente que acha que não temos treinamento algum, e que só servimos para cuidar das praças e jardins. Mas é justamente o contrário. Na verdade a guarda municipal está inserida na segurança pública há muito tempo e atua na segurança dos cidadãos, inclusive já ajudamos a efetuar diversas prisões, e não atuamos armados, e somente força de vontade em ajudar ao próximo. Hoje em dia não se pensa na questão de segurança em Mangaratiba sem a presença atuante da Guarda Municipal”, finaliza o presidente.
Fonte: Jornal Atual
Google Analytics Alternative