GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Guarda Municipal terá cães

Guarda Municipal deve utilizar animais para reforçar segurança em eventos de grande porte como feiras e jogos

Santa Maria RS
A futura Guarda Municipal de Santa Maria, que começará atuar no ano que vem, vai poder utilizar cães em eventos de grande porte, como feiras, jogos de futebol e shows em estádios. Dois vigilantes já fizeram o curso para executar ações com o auxílio dos animais e em breve mais homens serão capacitados. O curso de adestramento é ministrado por especialistas da Base Aérea de Santa Maria (BASM). Em princípio, segundo o coordenador da Superintendência de Proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, Luiz Oneide Martins Gonzatto, no máximo 10 cães deverão integrar o canil do órgão.
Os animais da raça Pastor Alemão receberão adestramento na Base Aérea e não circularão nas ruas, apenas em parques, praças, cemitérios e em prédios públicos, como escolas e postos de saúde. “Eles atuarão na chamada guarda patrimonial e não na ostensiva”, explica Gonzatto. Um dos cães deverá ser doado pela BASM e os demais serão adquiridos pelo Município.
Armas não-letais – A futura Guarda Municipal será composta por 100 homens, que farão a segurança do patrimônio pública, podendo, no entanto, garantir a segurança no cidadão na rua. A única diferença em relação às demais polícias é o tipo de arma utilizada. No caso dos guardas municipais é vedado o uso de armas letais, que provoquem ferimentos que levem à morte. O arsenal da Guarda Municipal de Santa Maria será composto por quatro equipamentos: Pistola Teaser, que mobiliza o indivíduo com choque de 45 segundos a um minuto; bastão de microfibra, gás pimenta e algemas. “Com o choque da pistola Teaser o sujeito cai duro e dá tempo da gente algemar”, explica Gonzatto.
Armas letais-Há uma exceção na Guarda Municipal. Os vigilantes que fazem a guarda patrimonial de prédios públicos e cemitérios estão autorizados a usar revólveres calibres38, o que já é permitido atualmente.
Veículos – A estrutura da Guarda Municipal deverá contar ainda com 10 carros (possivelmente motor 1.6), cinco caminhonetes e 20 motocicletas de alta potência. O processo licitatório deverá definir detalhadamente a frota de veículos.
Câmeras – Pelo menos 1.779 câmeras de vigilância farão o monitoramento de toda Santa Maria a partir do ano que vem. Atualmente 156 equipamentos já estão instalados em postos de saúde, escolas e praças da cidade. Há uma licitação para a compra de mais 1,6 mil equipamentos e cerca de R$ 1 milhão para a aquisição de 23 câmeras de alta resolução que cobrirão toda a cidade. Somente no Cemitério Ecumênico Municipal  serão instaladas 54 câmeras especiais com visão noturna e censores. “Não vai entrar um cachorro sem ser visto”, garante Luiz Gonzatto. (*Colaborou José Mauro Batista)
Ato marca o início da Central de Videomonitoramento
A Prefeitura organizou para as 10h hoje um ato para anunciar a abertura operacional da Guarda Municipal e da Central de Videomonitoramento.  Localizada no quiosque do Parque Itaimbé, a central será o primeiro local a abrigar os vigilantes do órgão. “O local foi totalmente reformado e parte dos nossos vigilantes já estão treinados para atuar junto à comunidade. Esse ato vai marcar a primeira etapa para a implantação total da Guarda e o início das atividades relativas à Central de Monitoramento”, explica o secretário de Comunicação e Relações de Governo, Geovani  Mânica. Além de marcar o começo dos trabalhos, o ato também marca a apresentação para a imprensa e a comunidade dos uniformes e a padronização de veículos e outros equipamentos utilizados pelos vigilantes. “É uma forma de já ir acostumando os moradores e também para tornar a visualização e o reconhecimentos dos funcionários mais rápido e fácil”, afirma Mânica.
O representante da Associação de Vigilantes, Edson Bataglin, informa que vários candidatos a uma vaga na Guarda Municipal já iniciaram treinamento para integrar o grupo. “Cerca de 50 homens já estão se preparando para o teste físico. Para integrar o grupo é preciso ter o ensino médio e a previsão é que a seleção ocorra em um mês.”, diz Bataglin. O vigilante Cláudio Bevilaqua Borges, 33 anos, está há cerca de dois meses se preparando para o teste físico. “Faço duas horas de academia por dia. A Guarda é uma luta nossa e acho importante me preparar, pois ela trará valorização profissional para a nossa classe.” conclui Cláudio, que é um dos fundadores da Associação de Vigilantes.
Fonte: A Razão
Google Analytics Alternative