GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

GCM e Urbes vão compartilhar câmeras a partir de dezembro

A Guarda Municiipal (GCM) e a Urbes Trânsito e Transportes vão compartilhar as suas câmeras de monitoramento a partir de dezembro para combater crimes em Sorocaba. A informação é do secretário Municipal da Segurança Comunitária (Sesco), Roberto Montgomery Soares. Segundo ele, a expectativa é que a central de videomonitoramento comece a funcionar em dezembro, na futura sede da GCM, que está em fase de instalação na avenida Santos Dumont, Jardim Aeroporto. A Urbes continuará fazendo o monitoramento de sua própria sede. "As câmeras da Urbes terão prioridade para o trânsito e as da GCM para a segurança, mas quando for preciso, haverá protocolo para o equipamento de uma instituição atender à outra", declarou Montgomery.

Até o último mês de agosto a Urbes mantinha 21 câmeras para o controle do trânsito. Na central de videomonitoramento da GCM haverá espaço para homens de outras corporações, como polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros compartilharem as informações, mas Montgomery ressalta que o trabalho em conjunto dependerá da decisão das outras polícias de se instalar lá ou não. O serviço contratado pela Sesco é de 41 câmeras de vigilância. O responsável pela Sesco não soube informar se também será possível à GCM monitorar as imagens que serão captadas no interior dos 179 ônibus do transporte coletivo urbano com esse recurso, pois desconhece se há compatibilidade entre as tecnologias implantadas.

Uma única câmera de outras futuras 40 de responsabilidade da Sesco está no Largo do Rosário, com monitoramento feito na atual sede da GCM, no Alto da Boa Vista. Mas Montgomery reconhece que enfrenta problemas. Por ocasião da revitalização do Largo do Rosário o serviço foi anunciado como novidade. Mas segundo o secretário da Segurança Comunitária, o sistema enfrenta falhas que estão sendo corrigidas. "Vamos inaugurar em dezembro (...) não posso dizer que está funcionando cem por cento, itens ainda vão ser alterados", declarou. O custo será de R$ 1,2 milhão e segundo o secretário Montgomery a empresa Século assumiu o serviço para instalar todo o sistema e responderá pela manutenção durante o período de três anos.

As câmeras de vigilância da Sesco serão interligadas à central de videomonitoramento da GCM por cabos de fibra óptica. Terão ângulo de cobertura de 360 graus e aproximação da imagem (zoom) que permitirão captar rostos de pessoas e placas de veículos. O secretário de segurança comunitária afirma que cerca de um terço do sistema de videomonitoramento está instalado, mas ainda sem as câmeras. Quanto ao andamento da construção da futura sede, cita que no momento está sendo feita a instalação da infraestrutura elétrica e dados de telefonia no interior do imóvel e as etapas seguintes serão a instalação do forro e pintura.
 
Locais de monitoramento
Na quarta-feira o secretário Roberto Montgomery Soares revelou que um dos pontos a ser monitorado pela Sesco será o bairro Nova Esperança. A câmera será instalada no topo do reservatório de água de uma escola e segundo ele as imagens cobrirão praticamente todo o bairro. Das 41 câmeras a serem instaladas, 21 estarão em escolas municipais ou estaduais e as demais na região central de Sorocaba e em cinco parques. O objetivo, segundo o secretário, não é monitorar as escolas, mas a parte externa, o entorno delas e a maior parte do bairro que for possível.

Para definir os bairros que terão o serviço, Montgomery declara que a Sesco baseou-se em um levantamento da Secretaria Municipal da Educação apontando as que apresentam maior risco devido às ocorrências de tráfico, agressão e outras criminalidades. Deixou de informar quais são as escolas, os locais no centro da cidade e os parques. "Eu tenho que preservar essa informação para quando a gente realmente for inaugurar, vamos divulgar oportunamente", alegou.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Google Analytics Alternative