GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PRF realiza curso para implantação de armas não letais Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/5,41903,PRF%20realiza%20curso%20para%20implantacao%20de%20armas%20nao%20letais.html#ixzz1PlOeW43F

Barra Mansa

Os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Posto localizado no KM 287, da Rodovia Presidente Dutra, em Florianao, distrito de Barra Mansa, participaram na manhã de hoje (15) de um curso para o emprego de armas não letais: o Taser - arma de choque, e spray de pimenta. Este é o segundo curso, que funcionou também como uma reciclagem para os agentes que já foram submetidos a instrução.
O emprego das armas não letais, é uma recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas), que está sendo implantada no país já visando as Olimpíadas de 2014, e principalmente objetivando aumentar a segurança e diminuir a exposição das pessoas ao perigo numa situação de interfeência policial.
A expectativa é de que todas as forças de segurança, Guarda Municipal, Policia Militar, Federal e Civil introduzam as armas em seu efetivo. Atualmente, a PRF da região já conta com um Teaser e um spray de pimenta em cada Posto e viatura, porém o objetivo é que todos os policiais passem a portar as duas armas até 2014.
O agente e instrutor de tiro da PRF, Monteze, explicou que o curso tem duração aproximadamente seis horas, quatro para instrução do Teaser e duas para spray de pimenta, onde além da teoria, os policiais aprendem também a prática.
O agente explicou ainda que há diferenças entre a o spray utilizado atualmente e o empregado pela polícia. "O spray de pimenta que ficou conhecido popularmente tem um foco ampliado, ele atinge a todos no entorno quando é empregado. Já o spray que utilizamos é uma espuma de emprego direcionado e pessoal, ela atinge apenas ma pessoa por vez", explicou acrescentando ainda que o modelo de spray antigo em contat com o Teaser é mortal. "O spray que usamos não representa risco quando utilizado anteriormente ao Teaser, ao contrário do outro spray. O emprego do teaser com o outro spray é altamente inflamável, causa propagação de fogo".
Já o Teaser atira dois dardo que penetram na vítima liberando uma descarga elétrica de 5 mil V, com descargas de cinco em cinco segundos, que imobilizam a pessoa desarmando o sistema neuro vascular, tornando o controle e abordagem possíveis num caso de descontrole, agressão ou ameaça. A arma apresenta ainda, uma memoria interna que possibilita a checagem de informações como data, hora e intensidade do uso, fato que torna possível o controle pela corregedoria.
Monteze lembra que o emprego das armas é defensivo e preventivo. "Tanto o Teaser quanto o spray de pimenta devem ser utilizados com alvo específico e em situações de resistência ativa, reação ao controle policial, agressão, porte de arma branca ou objeto que possa causar lesão, que não seja arma de fogo", disse acrescentando que o policial ao fazer uso dos equipamentos deve proceder de forma a zelar pela integridade física da vítima. Após a abordagem, imobilização e revista, o policial deve realizar a descontaminação da pessoa, no caso de spray de pimenta, e a retirada dos dardos, no caso do Teaser.
Na região o teaser já foi utilizado uma vez. A PRF utilizou a arma para conter uma vaca que estava no meio da pista e poderia causar um acidente. Monteze descata a importancia do emprego e implantação das armas não letais nos órgão de segurança.
"Importante lembrar que os órgão de segurança existem para proteger a sociedade, então o emprego e implantação das armas não letais garante ainda mais este princípio", considerou Monteze.
Fonte: Diário do Vale
Google Analytics Alternative