GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 19 de junho de 2011

Comissões criam dois grupos para acompanhar crise de bombeiros do Rio

As comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado criaram nesta quarta-feira (15) grupos de trabalho para acompanhar a negociação entre os bombeiros do Rio de Janeiro, que reivindicam aumento salarial, e o governo do estado. A intenção dos dois grupos é facilitar o diálogo e ajudar na solução da crise.

Para o deputado Walney Rocha (PTB-RJ), que sugeriu o grupo na Comissão de Trabalho, é preciso resgatar o equilíbrio entre as duas partes, para evitar que o clima de confronto se espalhe por outros estados. “A nossa preocupação maior é que isso possa se espalhar pelo Brasil”, disse. “A liberação dos bombeiros que estavam presos já foi um grande avanço. Agora é tentar discutir a questão administrativa e a anistia, que também é fundamental para eles."

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 1524/11, do deputado Alessandro Molon (PT-RJ), que anistia criminalmente os 439 bombeiros presos após invadirem o quartel central da corporação, em protesto contra as condições de trabalho. No último dia 10, uma semana após a prisão, a Justiça concedeu habeas corpus e os manifestantes foram liberados.

O porta-voz do movimento grevista, cabo Benevenuto Daciolo, afirma contar com o apoio dos deputados federais tanto na retomada do diálogo com o governo estadual quanto na anistia. “A população fluminense, que é nosso verdadeiro patrão, está nos apoiando, mas o governo do estado ainda não entendeu isso."

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que propôs o grupo de trabalho na Comissão de Segurança, disse que o objetivo é “proteger a integridade física e moral dos manifestantes, evitar perseguições na tropa e coibir excessos de parte a parte.”

Audiências
A Comissão de Segurança também aprovou a realização de duas audiências públicas para debater a crise, sugeridas pelo deputado Delegado Protógenes (PCdoB-SP). Para a primeira, com foco no Rio de Janeiro, serão convidados o comandante-geral da Polícia Militar do Rio, coronel Mário Sérgio Duarte, a deputada estadual Janira Rocha (Psol-RJ), além do cabo Benevenuto Daciolo.

A segunda deverá ter representantes do Corpo de Bombeiros de São Paulo, Paraná, Sergipe e do Distrito Federal. Também será convidado um representante da Liga Nacional do Corpo de Bombeiros. As duas audiências ainda não têm data definida.
Da Redação/DC
Google Analytics Alternative