GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 26 de dezembro de 2010

Verdades sobre Guardas Municipais



Muitas pessoas, políticos, contribuintes e estudiosos criticam a real necessidade das Guardas Municipais no atual contexto, seu custo e compensação no meio da Segurança Pública.

Temos que nos lembrar que segundo a CRFB/88 as Guardas Municipais são forças de segurança que agem em prol da conservação dos bens públicos municipais; porém, no mesmo texto veremos que em crime flagrante qualquer um do povo pode promover esta prisão.

Ora, se temos um funcionário público, treinado, ciente dos preceitos legais e equipado com armas não letais (sendo que algumas cidades as GM´s são armadas com revólveres e até pistolas!) por que não empregá-los na segurança da sociedade local?

Tive o prazer de trabalhar em uma cidade chamada Quissamã (uma prima rica e distante de Panambi...) onde por dia havia seis policiais civis e outros doze policiais militares em trabalhos de Segurança Pública.

De contra partida havia trinta guardas municipais!
Ora... Com este quantitativo o nº de ocorrências apresentadas pela Guarda Municipal era muito maior que os apresentados pela PM e pela própria PC!

A confiabilidade depositada pela comunidade local nos trabalhos da GM de Quissamã era tamanha que tinha um número telefônico gratuito para acionamentos. E, diga-se de passagem, os mais diversos.

De discussões entre vizinhos a salvamento de populares no mar e rio; no socorro de vítimas de ameaça a prisões em flagrantes na forma da lei "Maria da Penha"; e, tantos outros.
Quissamã, com uma população aproximada de 25 mil habitantes tem um dos menores índices de violência urbana/social além de programas de integração entre a GM e a população local o que fortalece o vínculo sociedade x poder público além do fato de desmistificar a visão errônea de truculência por parte das forças de segurança.
Atualmente as GM´s, no Estado do RJ, tem o Curso de Formação segundo moldes orientados pela Polícia Federal prezando pelo Uso Moderado da Força, Cidadania, e Uso de Munições e Técnicas Não Letais.

Com a implantação da Guarda Municipal e outras políticas sociais e de desenvolvimento industrial/urbano Quissamã atrai a atenção de entes governamentais e particulares na implantação de um porto, estaleiro e talvez de um complexo petroquímico.

Seria de muito interesse que tais métodos fossem estudados e talvez implementados na região visando à manutenção da segurança local e índice de atração em investimentos.

Autor:Günther Schmidt de Miranda


Fonte http://www.guiadigital.info
Extraido de:Guarda Civil de São Paulo Canil
Google Analytics Alternative