GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

GCM de Itapecerica tem balanço positivo em 2010

Karen Santiago | Atualizado em: 12/12/2010 00:00:00
gcm_2
Karen Santiago
Vivência policial de Marques e Fábio fazem a GCM mais atuante

O ano foi de muitas conquistas, ocorrências e balanço positivo para a Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra. Sob novo comando desde o começo deste ano, o trabalho realizado passou a ser elogiado e reconhecido pelos moradores e autoridades da cidade.
O trabalho diferenciado deste ano foi significativamente influenciado pela vivência Policial do Comandante Marques e Subcomandante Fábio que trouxeram experiência e bagagem para os 73 Guardas que tem mostrado trabalho nas diversas ocorrências apresentadas pela GCM.
“O Comando é atuante. Todas as experiências que tivemos na Polícia transmitimos para os Guardas, que se esforçam para mostrar trabalho e atender ocorrências para serem reconhecidos e consequentemente receber elogios. Eles seguem as orientações, respeitam e aceitam o que é determinado”, explicou Fábio.
Com uma nova filosofia de trabalho na GCM, os Guardas que eram conhecidos somente como protetores do patrimônio público da cidade, começaram a chamar a atenção dos moradores pelas ocorrências atendidas e pela preocupação com as vítimas. “Os GCMs se empenham e se dedicam sem medir esforços nas ocorrências e quando se deparam com o crime, não deixam de agir e prestar serviço para proteger os munícipes, sempre com ações rápidas, enérgicas e seguras”, disse o comandante.
Outra ferramenta favorável para o trabalho da Guarda são as 34 câmeras de segurança posicionadas em pontos estratégicos da cidade. Para Marques, o videomonitoramento é fundamental e indispensável para o trabalho da corporação. “As imagens captadas pelas câmeras são importantes para a resolução de crimes, a exemplo do caso do sequestro na Praça João Pessoa e no mais recente caso da criança atropelada pelo caminhão na rua São João”, observou.
O Comando afirmou à Reportagem do Jornal na Net que todo o trabalho realizado e o reconhecimento dos munícipes foram possíveis devido aos recursos e o apoio do prefeito Jorge Costa e do Secretário de Segurança, João Pereira, que equiparam a GCM com viaturas novas, coletes a prova de balas, cursos de capacitação e aprimoramento, além de treinamento no estande de tiro.
“Também queremos agradecer o apoio do Presidente da Câmara Municipal, Amarildo Gonçalves (Chuvisco) e da Seccional de Taboão da Serra. Nós (Marques e Fábio) não sofremos nenhuma interferência política no trabalho realizado. As decisões do Comando são respeitadas”, finalizou.
Com o apoio do Secretário João Pereira, Marques e Fábio também implantaram neste ano a ronda escolar e o Grupamento Tático Ambiental (GTA) que conta com uma farda diferenciada e tem por objetivo coibir o crime na área rural. A GCM também realiza ações sociais, como atendimento ao público, por exemplo, mal súbito. “Nós temos o cuidado de ligar para a residência do munícipe atendido, com a finalidade de saber se passam bem e a qualidade do atendimento feito pela nossa GCM”, explicou Fábio.
A Guarda também arrecada brinquedos para as crianças, por meio do Campeonato interno da corporação, realiza palestras na comunidade sobre cidadania, drogas e por fim, protege o patrimônio público da cidade.
Em entrevista à Reportagem do Jornal na Net, o prefeito Jorge Costa e o secretário de segurança João Pereira elogiaram o desempenho do novo comando e também o trabalho realizado pelos guardas em toda a cidade. “Sem a boa vontade deles e a dedicação em qualquer momento em que são chamados, eles não teriam aproveitado a frota 100% nova e os cursos de capacitação. Eles têm o respeito dos moradores na área rural e estão de parabéns pelo trabalho realizado”, afirmou o prefeito.
Para João Pereira, a Guarda merece muitos elogios. “Não tenho nenhuma reclamação. A GCM teve uma grande melhora com o comando deste ano”, finalizou.
Ocorrências de janeiro a novembro
O balanço geral dos meses de janeiro a novembro mostra que a GCM apresentou 467 ocorrências de variadas naturezas. Deste número, 53 foram referentes a auxílio ao público, 46 a furtos , 24 a danos e depredação ao patrimônio público, 19 a roubo, 16 a acidentes com vítimas e 39 sem vítimas. O Crime Ambiental foi combatido 21 vezes e agressão / lesão, 20 vezes. Além disso, a GCM realizou 59 averiguações nos últimos onze meses.
Nos últimos meses a Reportagem do Jornal na Net tem acompanhado o trabalho da GCM que já evitou despejo de entulho, fuga de bandidos, tráfico de drogas e agressões, além do salvamento de uma criança e ajuda a uma família em situação de pobreza.
Fonte:Jornal na Net
Google Analytics Alternative