GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 11 de dezembro de 2010

"Se houve erro, foi de pontaria", diz comandante da GMF sobre inocente baleado na Capital

O comandante da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), Ivan da Silva Couto Junior, e o secretário de Segurança do município, Hamilton Pacheco da Rosa, vão se reunir nesta sexta-feira para discutir sobre como será apurado o caso do pedestre baleado no pé por um agente da Guarda na tarde de quinta-feira. Para Ivan, com base nas informações preliminares, os procedimentos adotados foram corretos, "e se houve algum erro, foi apenas de pontaria".

A reunião deve decidir se o agente autor do disparo ficará afastado das ruas pelo menos até o fim da investigação, que tem um prazo de 30 dias para ficar pronta. Essa apuração estará sob os cuidados de uma comissão da Corregedoria da Guarda Municipal e buscará descobrir se aconteceu alguma negligência durante a ação.

— As informações preliminares, com base em relatos de testemunhas e do próprio guarda, mostram que ele agiu em legítima defesa. Por isso, a princípio, não houve erro no procedimento adotado. Por enquanto, se teve algum erro, foi apenas o de pontaria — enfatizou Ivan Couto.

O comandante também ressaltou que a GMF trabalha há três anos com armas de fogo e nunca havia registrado incidentes como o de quinta-feira. E que cursos são feitos todos os anos nessa área. O secretário adjunto de Segurança municipal, Júlio Pereira Machado, também apenas adiantou que as medidas adotadas só serão definidas após o encontro marcado para esta manhã.

Entenda o caso

Uma perseguição policial acabou com um homem preso, um menor detido e um pedestre ferido, na tarde desta quinta-feira, em Florianópolis. Durante a ação o pedestre, foi atingida no pé, por um Guarda Municipal.

A ação, que aconteceu na tarde desta quinta-feira, começou na avenida Beira-Mar Norte, no Centro. Policiais teriam desconfiados de quatro homens que passavam pela avenida em duas motos com placas levantadas e começaram a seguí-los. Os homens perceberam os policiais e fugiram.

Durante a fuga um dos homens desceu da moto e levantou uma arma para os policiais. O restante do grupo continuou a fuga e o menor foi detido.

Pelo menos nove viaturas, incluindo a do Batalhão de Operações Especiais (Bope), duas motos e um helicóptero continuaram a perseguição ao trio. Os dois homens em um das motos conseguiram despistar a polícia. O outro motoqueiro seguiu em direção ao bairro da Costeira, no Sul da Ilha, onde foi cercado e rendido pela polícia.

Tiro no pé
Durante a fuga, o motociclista que seguiu para o bairro Costeira teria passado por um agente da Guarda Municipal que atirou contra o fugitivo, mas acabou atingindo o entregador de compras terceirizado do Supermercado Baia Sul Juliano da Silva, de 39 anos. Ele estava sentado dentro do estabelecimento quando levou um tiro no pé e foi parar no hospital, em choque.

Segundo, Ivan Couto, com base nas informações preliminares, o guarda, que estava de moto, percebeu um motoqueiro vindo em sua direção em alta velocidade e sendo perseguido pelo helicóptero da PM. O motoqueiro teria apontado a arma — sem disparar — para o guarda, que atirou atingindo o pedestre.

Ainda de acordo com o comandante, o guarda foi encaminhado para a 2ª Delegacia de Polícia no bairro Saco dos Limões onde prestou depoimento.

A PM informou que quando o homem foi pego, no bairro Costeira, estava desarmado e que depois foi encontrada uma arma e drogas na casa do suspeito.
Fonte: Jornal de Santa Catarina
Google Analytics Alternative