GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Suspensão da Guarda Ambiental gera polêmica




A desativação temporária da Guarda Ambiental gerou polêmica em Cotia, um dos municípios da região que mais sofrem com o desmatamento nos últimos anos.

O secretário municipal de Segurança, Almir Rodrigues, transferiu os guardas ambientais para a Guarda Municipal, a fim de aumentar o patrulhamento nos centros de compras durante a época de festas, na chamada “Operação Papai Noel”. A medida desagradou ambientalistas e o secretário de Meio Ambiente, Rubens Gurgel.

“Isso jamais deveria ter acontecido”, critica secretário de Meio Ambiente

“Faltou planejamento. Essa era uma coisa que jamais deveria ter acontecido”, afirma Gurgel. Para o ambientalista e sindicalista Alex Sandro Ferreira da Silva, o Alex da Força, “o secretário de Segurança minimizou a importância da questão ambiental”.

“Ao invés de desativar a Guarda a prefeitura deveria aumentar o efetivo. Hoje são apenas cinco guardas ambientais, muito pouco para uma cidade como Cotia”, avalia o ambientalista.

A suspensão acontece apenas três meses após a Guarda Ambiental entrar em atuação na cidade. Lei que autorizava a criação do órgão havia sido aprovada em 2009. “É um exemplo da falta de planejamento. Foi algo criado só para gerar marketing”, critica o vereador Toninho Kalunga (PT).

“Guarda Municipal está à disposição”

O secretário municipal de Segurança, Almir Rodrigues, afirma que no período em que a Guarda Ambiental estiver desativada “a Guarda Municipal fará o serviço”. Segundo ele a suspensão vai até 10 de janeiro do ano que vem, quando terminará a “Operação Papai Noel”.

Rodrigues minimizou as declarações do secretário de Meio Ambiente, Rubens Gurgel. “Já conversei com ele, que entendeu a necessidade e a brevidade da operação. Além disso, a Guarda Municipal está à disposição”, afirma.

O secretário de Segurança também diz que no ano que vem vai dobrar o número de guardas ambientais. Hoje são apenas seis, sendo que um está afastado. Para denunciar possíveis crimes ambientais na cidade o telefone é 4148-2718.


Fonte: Visão Oeste
Google Analytics Alternative