GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Representantes de Ministério conhecem ações de TI ligadas à segurança para Copa do Mundo

Cuiabá / Várzea Grande
Representantes da Diretoria de Logística da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge), ligada ao Ministério da Justiça, estão em Cuiabá esta semana para conhecer o funcionamento da tecnologia da informação (TI) na área da segurança pública. Os técnicos também buscam informações sobre as ações previstas para a Copa do Mundo de 2014.
Nesta quarta-feira (23.11), Márcio Ponciano e Luciano Nascimento, da Sesge/MJ, visitaram as instalações do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que conta com 72 câmeras de monitoramento em tempo real nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Acompanhado pela equipe de segurança da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), eles também conheceram o funcionamento da área de TI da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e a Arena Pantanal.
Em Cuiabá, já está definido que haverá um Centro Regional de Comando e Controle, que será construído no Centro Político Administrativo, e um centro de comando e controle local nas dependências do novo Verdão, que fará o monitoramento no estádio. Além disso, o governo federal disponibilizará duas unidades móveis de comando e controle, investimento que será mais um legado para o Estado após o Mundial.
O Centro Regional de Comando e Controle será capaz de monitorar e controlar todas as atividades, não só de segurança mas também de transporte e quaisquer outros incidentes. O prédio, que será construído em um terreno localizado na Avenida André Maggi, terá sala de gerenciamento de crises, videomonitoramento urbano e propiciará a ampliação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), integrando as forças de segurança como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de Guarda Municipal, em um só ambiente. Toda essa estrutura estará interligada ao Centro Nacional de Comando e Controle, assim como as demais cidades-sede.
De acordo com o assessor de segurança da Secopa, José Lindomar Costa, as ações de TI ligadas à segurança do Mundial serão contempladas no Plano Master de Proteção e Segurança para Copa do Mundo de 2014, já em fase de elaboração. No mês passado, foi realizado um workshop com os servidores da área de TI da Sesp, do Cepromat e da Secopa para discutir as diretrizes que serão aplicadas nesse planejamento.
VISITA TÉCNICA
Os representantes da Sesge/MJ também se reuniram com a equipe de TI da Secopa e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTU. Até sexta-feira, eles ainda visitarão as áreas técnicas da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Politec.
Na semana passada, integrantes da Diretoria de Planejamento Operacional da Sesge/MJ estiveram em Cuiabá e avaliaram positivamente o andamento dos preparativos para Copa na área de segurança.
Fonte:
Google Analytics Alternative