GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Guarda Municipal de Petrópolis

Histórico

A Guarda Municipal de Petrópolis foi criada em 12 de julho de 1924, sendo resultado de um pedido popular pela necessidade de um melhor policiamento nas ruas de Petrópolis, que garantisse mais tranquilidade à população. Com o deslocamento das forças da Policia Militar para o estado de São Paulo, onde eclodia um movimento revolucionário, a cidade ficou sem o policiamento necessário.

Assim, é que naquele 12 de julho, pressionado pelas classes conservadoras, na Câmara Municipal, em reunião na qual se faziam presentes várias autoridades, foram tomadas várias decisões que visavam oferecer mais sossego, paz e a segurança tão clamada pela população petropolitana. Desde então a Guarda Municipal de Petrópolis vem exercendo suas funções com o objetivo de proporcionar, não só aos munícipes, mas também a todos que por esta cidade passam, uma segurança cidadã pautada pela ética e transparência de suas ações.
 
Conforme os documentos pesquisados, encontrados no arquivo histórico do município, foi este o cenário de nascimento da Guarda Municipal de Petrópolis, como resposta ao clamor pela segurança exigida pela população.
Em cumprimento ao prescrito no parágrafo oitavo do artigo 144 da Constituição Federal, ratificado na Constituição Estadual e na Lei Orgânica do Município de Petrópolis, executa a proteção dos bens, serviços e instalações da prefeitura, das Empresas de Economia Mista, Fundações e Autarquia Municipal, além é claro, a proteção ao nosso maior patrimônio, nossa população.
Fonte: ssp.petropolis.rj.gov.br
Google Analytics Alternative