GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 29 de novembro de 2011

NCST-SP realiza o 2° Encontro das Guardas Civis Municipai




A Nova Central Sindical de Trabalhadores no Estado de São Paulo (NCSTSP) realizou no último sábado (26), no Auditório do Sindicato dos Motoristas de São Paulo, o 2º Encontro das Guardas Civis Municipais do Estado de São Paulo.

Luiz Gonçalves, presidente da NCST-SP, abriu o evento falando sobre a criação do Fórum Permanente de Segurança Pública - Márcio Augusto de Salles, que ocorreu no 1º Encontro, em 2010, e o trabalho que desenvolveram no primeiro ano de existência."Tivemos um saldo positivo, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, conseguimos ao longo desse período alguns avanços nas discussões em torno da organização e regulamentação da categoria", afirmou Gonçalves.

Ele anunciou com entusiasmo a fundação da Federação Nacional das Guardas Civis Municipais, que é resultado e consequência do comprometimento da NCST-SP em apoiar a luta da categoria, em prol de questões relevantes, como definir a identidade e funções das guardas civis municipais.

 "A Federação será de grande importância na luta pelos interesses da categoria, poderá levar as reivindicações desses trabalhadores e trabalhadoras ao conhecimento do Governo e cobrar medidas em prol das GCMs de todo o país", concluiu.

Foram ministradas durante o evento três palestras. A primeira, realizada pelo Prof.º João Alexandre dos Santos, Coordenador do Fórum e do Centro de Estudos em Segurança Pública e Direitos Humanos, teve como tema "O Fórum Permanente de Segurança Pública - Márcio Augusto de Salles e os desafios para o novo amanhã".Ele abordou as ações realizadas pelo Fórum como o Movimento Nacional pela Regulamentação das GCMs, os dez seminários que realizaram em 2011, o crescimento e o fortalecimento da utilização dos Blogs para divulgar informações de interesse da categoria e visitas a outros Estados para conhecer de perto as dificuldades de cada região.

Criticou o movimento de representação sindical da categoria que ainda trabalha no amadorismo, afirmou que é necessário mudar as articulações e estratégias, filtrando e identificando quem são as autoridades que podem apoiar essa luta, com comprometimento.

"Temos primeiramente que fazer essa discussão em âmbito municipal, conversar com os prefeitos sobre a real identidade das guardas civis municipais e qual a sua importância para o município. Enquanto outras instituições estão de cabeça para baixo, nas GCMs ainda temos homens de honra, de caráter e com dignidade, que estão firmes, mas que não são reconhecidos", concluiu .

O Comandante da GCM Osmir Aparecido Cruz palestrou sobre "A formação profissional como mecanismo de fortalecimento pessoal e institucional". Segundo ele, uma das maiores dificuldades é interna, é a relação pessoal e interpessoal dentro das instituições.

Ressaltou a necessidade da formação profissional para se obter um crescimento pessoal, o que incluí compartilhar o conhecimento que adquiriu com os demais colegas e assim, consequentemente, obter também crescimento e fortalecimento da instituição, no sentido de uma infra-estrutura que atenda as necessidades do dia-a-dia dessa categoria. E concluiu dizendo que "a formação é o único caminho para a busca de uma identidade nacional".

O Classe Distinta da GCM Maurício Domingues da Silva (Naval) finalizou o ciclo de palestras falando sobre "Os desafios contemporâneos para a consolidação da unidade". Destacou a importância da unidade e da unicidade para mudar a visão que a sociedade tem de que o guarda civil municipal não é capacitado.

Além disso, entre os desafios estão às instituições de guardas civis municipais reconhecerem suas dificuldades e valores, enfrentarem os desafios na segurança pública, participarem de todos os eventos da categoria, buscarem conhecimentos acadêmicos e garantirem a sua consolidação em defesa da sociedade. "Um grande sonho é vermos as guardas civis municipais regulamentadas ou transformadas em Polícia Municipal", concluiu.



Fonte: Ana Paula Sarilio / NCST-SP
Google Analytics Alternative