GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Zé Renato inaugura novo sistema de monitoramento de câmeras

Por Roze Martins
Foto: Paulo Dimas
O prefeito de Barra Mansa, Zé Renato, inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 12, o novo sistema de monitoramento do município - que passará a contar com 25 câmeras. Com os novos aparelhos também serão monitoradas as principais entradas da cidade, algumas ruas do bairro Vila Nova e outras áreas centrais do município, onde foram registradas ocorrências de furtos e roubos. O novo sistema de monitoramento é uma ferramenta que ficará disponível aos órgãos de Segurança Pública que atuam em Barra Mansa e tem por objetivo a prevenção à violência e a redução dos índices de criminalidade.
A cerimônia de inauguração e apresentação do novo sistema foi realizada no 4º andar da Prefeitura, onde estiveram presentes os membros do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), o presidente da Câmara Municipal, Cláudio da Silva Cruz, o Baianinho, o vereador Luís Antônio Cardoso, o representante da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Luiz Carlos Fiori e as presidentes da Aciap (Associação Comercial Industrial Agro-pastoril), Carla Caravieri, e da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Juliana Lanes Rolim, entre outros convidados.
O prefeito Zé Renato contou que o investimento de quase R$ 1 milhão no sistema de monitoramento, com recursos próprios, reflete a preocupação do governo municipal em garantir a segurança da população.
- É com muita alegria que estamos aqui para inaugurar esse sistema, que será um grande instrumento na busca de garantir a segurança dos nossos cidadãos. As câmeras estão disponíveis para todos os órgãos, e não somente para a Prefeitura e a Guarda Municipal, para que, assim como acontece com o Gabinete de Gestão Integrada, possamos dar continuidade às ações conjuntas que têm refletido em resultados positivos para a cidade - disse o prefeito.
O número de câmeras poderá chegar a 65, por meio de recursos do Ministério da Justiça que também viabilizou a compra de mais oito motocicletas e seis viaturas para a Guarda Municipal. Essas câmeras, conforme adiantou o prefeito, deverão ser instaladas nas principais escolas da rede municipal. Outro investimento para a área de segurança, citado por Zé Renato, é a capacitação de cerca de 170 líderes comunitários, por meio do Fundo Nacional de Segurança, para serem aliados do poder público na prevenção à violência.
- Aproveitamos para agradecer a sociedade e também aos representantes de entidades empresariais por também serem grandes aliados no combate à violência em nosso município. É uma grande parceria na busca de único propósito e temos certeza que estamos no caminho certo para mantermos o bem estar da população - concluiu o prefeito.
De acordo com o coordenador Executivo do GGIM, Jefferson Mamede, gestor de Segurança Pública do município, a Prefeitura de Barra Mansa deu um grande passo no que se refere à Segurança Pública, ao investir nos novos equipamentos de monitoramento. "Só temos a agradecer a Prefeitura por um investimento como esse, de recursos próprios, que tem como um das principais missões prevenir a violência e, consequentemente, contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população", disse Mamede, ao informar que o sistema de monitoramento no município teve início em 2006, quando a cidade dispunha de 16 câmeras.
O vereador Luís Antônio Cardoso também agradeceu o investimento nas novas câmeras. "A Prefeitura está de parabéns por essa iniciativa e também por todas as ações em conjunto com as polícias Militar, Civil, Federal e a Guarda Municipal, no sentido de prevenir a violência na cidade. Uma prova de que isso dá certo foi o nosso Carnaval e a nossa Exposição Agropecuária que, apesar de serem grandes festas, não registraram ocorrências relacionadas à criminalidade", disse o vereador.
Ainda durante a inauguração, foi apresentado aos presentes o funcionamento das câmeras, que serão monitoradas por dois guardas municipais 24 horas por dia. Entre os principais serviços prestados pelo sistema de monitoramento estão incluídos: apoio a elucidação de crimes; orientação e apoio à fiscalização de trânsito; apoio e fiscalização de postura; prevenção e repressão na Segurança Pública, apoio às operações integradas do GGIM e apoio a preservação e prevenção de depredação do patrimônio.
Google Analytics Alternative