GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 16 de julho de 2011

GUARDA MUNICIPAL DE BELÉM - Final de semana sem registro de incidentes graves em Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba

Avaliação preliminar aponta para um clima de tranquilidade nos dois primeiros finais de semana nos balneários de Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba, onde 350 homens da Guarda Municipal de Belém executam as ações de segurança pública da chamada Operação Verão 2011.
Os incidentes registrados nesses balneários foram, de acordo com avaliação da advogada Ellen Margareth, contornados sem que fosse preciso o uso de força especial. Vários órgãos municipais, no entanto, sentam à mesma mesa nesta quarta-feira (13), em Mosqueiro, para uma avaliação mais ampla.
Os homens da Guarda Municipal de Belém estão divididos em Mosqueiro, Outeiro, Cotijuba e trapiche de Icoaraci. Por conta da demanda, a Bucólica reúne quase 70% desse efetivo. Para os próximos finais de semana, os comandos da Operação Verão 2011 esperam trabalho redobrado, pois a previsão é de que o número de veranistas seja muito maior.
Em Mosqueiro, o planejamento foi rigorosamente cumprido. É o que garante o inspetor Serrão, coordenador das ações naquele balneário. O efetivo foi postado em 13 pontos estratégicos. Os trabalhos começavam no Portal e se estendiam por toda a Ilha. Homens da Inspetoria de Trânsito fizeram intervenções cujos resultados foram considerados positivos. Não houve registros de acidentes graves.
Serrão lembrou ainda que seus comandados deram ainda total apoio às ações efetivadas pelo Juizado da Infância e Adolescência, às polícias Civil e Militar e aos órgãos da própria esfera municipal. Para 2011, a GMB disponibilizou kits de primeiros-socorros em todas as suas viaturas. O embarque de retorno, um dos eventos mais críticos, também mereceu elogios. Um bom número de coletivos foi mantido até as 23 horas, o que evitou grande e demoradas filas nas paradas.
Já em Icoaraci, Outeiro e Cotijuba, as ações ficaram sob a coordenação dos inspetores Paulo Sérgio e Ronildo. Uma das ocorrências teve como protagonista um policial militar, que, à paisana, teria sacado uma arma e atirado para cima, dentro de um barco. O caso foi parar na Seccional Urbana. Pequenas agressões também foram registradas e contidas pela Guarda Municipal. Dois homens e um adolescente, acusados de furto qualificado, foram detidos e também conduzidos à Seccional. No domingo, em Cotijuba, um homem foi preso após desferir golpe de garrafa num policial militar.
Em Outeiro, que chegou a reunir 60 mil veranistas, a Guarda evitou o linchamento de um homem acusado de estupro. Também em Outeiro, a GMB deu apoio às secretarias municipais, como Secon e agência distrital. No trapiche que dá embarque à Ilha de Cotijuba, a Guarda também se fez presente, garantindo a ordem no local. 
Fonte: Belem.pa.gov.br
Google Analytics Alternative