GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 12 de julho de 2011

GM festeja seus 87 anos com missa e culto

Eliel Silveira: GM foi criada há 87 anos a pedido da população da cidade. / Roque Navarro


A Guarda Municipal de Petrópolis está completando 87 anos. Entrega de promoções e homenagens aos guardas que mais se destacaram nos últimos meses, assim como entrega de moções a personalidades petropolitanas que colaboram com a corporação fazem parte da programação. Uma missa celebrada pelo Frei Antônio Mozer, na sede da unidade, abre as comemorações às 9h30 de amanhã, quando está marcado também um culto ecumênico no Theatro Dom Pedro, às 19h.
Autoridades, como o prefeito Paulo Mustrangi, e personalidades petropolitanas devem participar dos festejos. A programação conta ainda com os Jogos Internos da corporação, que serão abertos na quarta-feira. “É uma data importante para a cidade, já que a GM de Petrópolis foi criada em 1924 por conta do pedido da população para um melhor policiamento do município”, diz Eliel Silveira, comandante da corporação.
Criada em 12 de julho de 1924, a GM conta com um efetivo de 268 guardas e diversos grupamentos como ronda escolar, patrimonial, trânsito, proteção ambiental, cavalaria, ronda turística, guarda comunitária e grupamento de proteção às atividades municipais. Sua história em Petrópolis começou por conta do deslocamento das forças da Polícia Militar para o estado de São Paulo, onde, naquela época, ocorria um movimento revolucionário e a cidade acabou ficando sem o policiamento necessário.
Na ocasião, na Câmara Municipal, classes conservadoras pressionaram para que fossem  tomadas várias decisões que visavam oferecer mais sossego, paz e a segurança tão clamada pela população petropolitana.
Fonte:
Google Analytics Alternative