GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 30 de julho de 2011

Bando fere o ex-comandante da GM do Eusébio (CE)

Clique para Ampliar
Clique para Ampliar
O ex-chefe da Guarda Municipal do Eusébio foi baleado na porta de casa. Uma quadrilha teria agido por represália
A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar o atentado sofrido pelo ex-comandante da Guarda Municipal do Município do Eusébio, sargento PM Hildemar Fernandes Rolim. Há uma semana, o militar foi atacado quando se encontrava na porta de sua residência, no bairro São Cristóvão. Foi atingido com, pelo menos, três tiros. O pistoleiro ainda invadiu a casa do comandante quando este procurou se abrigar dos disparos. Um dos tiros também atingiu o braço da esposa do militar.

Desde então, as investigações em torno do caso estão sendo feitas em sigilo, mas os indícios já colhidos apontam para uma possível represália de uma quadrilha de traficantes de drogas, assaltantes e latrocidas que agia no Eusébio, cujos principais ´cabeças´ foram mortos, recentemente, em confrontos com a Polícia Militar em Caucaia e Fortaleza.

Mortos
Os dois chefes do bando eram os assaltantes Vítor Antônio da Silva de Oliveira, o ´Salsicha´; e Carlos Antônio da Silva Moraes, o ´Dante´. O primeiro, era dono de uma extensa ficha de crimes de morte, assaltos, latrocínios, assassinatos de policiais e, também envolvido no tráfico de drogas na região metropolitana.

´Salsicha´ também foi o principal protagonista de um crime ocorrido no ano passado, em Fortaleza, cujas imagens foram gravadas e divulgadas na TV. Aconteceu na madrugada de 9 de dezembro, na porta de uma boate, na Praia de Iracema, quando o ex-militar chileno Juan Manuel Castañeda, taxista e ´leão-de-chácara´, além de lutador de artes marciais, foi executado com, nada menos, de dez tiros de pistola.

As investigações concluíram que ´Salsicha´ era o homem que aparecia nas imagens disparando tiros com duas pistolas automáticas contra Castañeda. O assassinato teria sido motivado por uma vingança.

Caçado
Como integrante do sistema de Segurança do Eusébio, o comandante Rolim colaborou diretamente nas investigações das polícias Civil e Militar para desarticular a quadrilha chefiada pelo bandido ´Salsicha´. Ele foi um dos participantes de uma força-tarefa composta, ainda, pelo Secretário da Segurança Pública daquele Município, delegado Lauro Leite; e pela titular da Delegacia Metropolitana do Eusébio, Ana Lúcia Almeida.

A caçada ao grupo de ´Salsicha´ durou meses a fio e nas diligências também era procurado outro homem tido como tão periculoso quanto Vítor; o traficante de drogas Noé Vieira Lima, que acabou preso no dia 22 de outubro do ano passado ao procurar socorro médico no ´Frotinha´ de Parangaba após sofrer um acidente de trânsito.

Noé tentou enganar a Polícia usando nome falso no hospital, mas acabou reconhecido.

´Salsicha´ tombou morto num confronto com a Polícia Militar no dia 30 de maio, dentro de um matagal nas margens da BR-020, em Caucaia. Exatamente um mês depois, foi a vez de ´Dante´ morrer da mesma forma, numa troca de tiros com policiais militares no Parque Santa Maria, em Messejana.

Represálias
Com a prisão de Noé e as mortes de ´Salsicha´ e ´Dante´, restou às autoridades prosseguir nas buscas para prender o último dos criminosos que comandavam a quadrilha; o assaltante e fugitivo da Justiça, Wellington da Silva Justino, o ´Etim´.

Ainda em liberdade, ´Etim´ estaria disposto a vingar a morte de seus comparsas e teria, então, se aliando a outro traficante da área, identificado até o momento apenas por ´Portela´, que atua também em Messejana e no distrito de Pajuçara, em Maracanaú. Os dois teriam tramado o assassinato do sargento Rolim e de outras autoridades do Município do Eusébio.

O ex-comandante se recupera das lesões. ´Etim´ e ´Portela´ continuam foragidos.

PROTAGONISTA
Militar ferido
Hildemar Fernandes Rolim

O ex-comandante da Guarda Municipal do Município do Eusébio ainda está internado, se recuperando dos tiros que sofreu durante a tentativa de homicídio em sua casa, na noite da última sexta-feira (22). O militar já foi integrante do Batalhão de Polícia de Choque, da PM cearense, e é apontado como bem preparado, daí ter sido escolhido para chefiar a guarda do Eusébio, onde tem reduzido a criminalidade
Fonte:
Google Analytics Alternative