GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Santos cumpre "promessa" e implanta Guarda Municipal

Uma promessa feita ainda na campanha de 2004 está sendo cumprida pelo prefeito Wilson Santos (PSDB) neste ano. É a implantação da Guarda Municipal em Cuiabá que começa a funcionar efetivamente a partir de 1º de março.

Os 30 agentes convocados por meio do concurso público realizado em 2007 estão em fase de estágio. A posse dos guardas ocorreu em 2008 e desde então eles estão em treinamento para realizar o atendimento à comunidade escolar.

Quanto a demora para a implantação, Wilson Santos argumenta que o assunto é complexo, já que os municípios não têm a cultura na área de segurança e precisa ser tratado com atenção. Já com relação à estratégica política de lançar a Guarda Municipal em ano eleitoral, o prefeito ameniza e explica que o concurso foi realizado ainda em 2007 e a posse dada em 2008, portanto não há nenhum interesse político.

Funcionamento

A primeira base a ser implantada será na região Sul de Cuiabá, que atende o Grande Coxipó. A Guarda, que terá um perfil escolar, irá atender 25 escolas e 13 creches, sendo aproximadamente 14 mil alunos e 1200 profissionais de educação.

Wilson Santos fez questão de destacar que a Guarda Municipal na capital terá um perfil diferente das demais cidades, onde a polícia foi implantada. “Eles serão os anjos da guarda e atuarão no território escolar, um território sagrado”, afirmou em entrevista exclusiva ao Olhar Direto.

O chefe do Executivo destacou também que os vigilantes das escolas não serão demitidos, até porque eles trabalham no período noturno, enquanto a Guarda Municipal atuará durante o dia. Outro ponto explicado pelo tucano é que os agentes não usarão armas letais, pois terão caráter educativo, porém após uma análise sobre a necessidade do uso de revólveres, poderá ser concedido.

Até o momento, a Guarda Municipal de Cuiabá atuará com duas viaturas, 10 motos e aparelhos celulares, além disso, terá a função de se interagir com as diretorias das escolas, pais e alunos. “É essencial o entrosamento das diretoras de escolas e a guarda, pois ela será uma parceira para operacionalizar o trabalho”, afirmou Wilson durante discurso em reunião para lançamento da Guarda.

O comandante Marlan Santos contou que os agentes também receberão treinamento para atuar no trânsito em frente às escolas, pois há muitas unidades localizadas em ruas movimentadas, em que os motoristas não respeitam a velocidade.

Violência

Durante o evento, a diretoria da Escola Municipal Osmar Cabral demonstrou preocupação com a segurança. Segundo ela, na semana passada três professoras foram assaltadas dentro da unidade, pois não há vigilância no período diurno. Outro assalto também já ocorreu na escola.

A Guarda Municipal terá a função de realizar rondas na região e assim poderá intimidar as ações de assaltantes. Outro aspecto é evitar as constantes brigas entre alunos e até gangues. A regional ficará localizada no bairro Boa Esperança, na Rua 59, local onde ocorrem diversas brigas.
Fonte: olhar direto
Google Analytics Alternative