GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Novo ministro da Justiça mantém foco na segurança pública

Brasília 10/02/2010 (MJ) - Ao tomar posse nesta quarta-feira (10) o novo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, destacou que a segurança pública continuará a ser a maior preocupação do Ministério da Justiça. “Nós vamos continuar implantando projetos de prevenção à criminalidade no Brasil com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). E a partir daí vamos medir e aferir. O que estiver dando resultado vamos intensificar. E o que estiver dando problema vamos rever, mas no sentido de ampliar o projeto na grande esperança de uma reversão no quadro da segurança pública no Brasil”. Uma das prioridades citadas pelo ministro da Justiça é o sistema penitenciário, que, em sua avaliação, necessita de uma reestruturação, como já ocorreu com a polícia e o poder Judiciário. “Hoje nós temos uma Justiça que funciona bem e uma polícia preparada, mas o sistema penitenciário não acompanhou essa evolução. Queremos investir na recuperação desses presos para que a população não tenha a impressão de que um bandido está voltando às ruas quando um detento sai da prisão”, destacou. Outro foco destacado por Barreto é o plano de segurança para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Segundo o ministro, o objetivo é deixar o Brasil preparado para receber os jogos em paz.
Mais cedo, durante solenidade de posse realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembrou que Luiz Paulo Barreto está há 26 anos no MJ. “Conhece a máquina por dentro, trabalhou em todo o governo do Márcio Thomaz Bastos, trabalhou em todo o governo do Tarso Genro, é amigo de todo mundo, conhece todo mundo e não tem por que a gente não confiar a um homem de carreira do Ministério da Justiça a função de ser ministro da Justiça”, destacou.
Participaram da solenidade de transmissão do cargo os ministros Nelson Jobim (Defesa), Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), Carlos Minc (Meio Ambiente) e o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Cesar Asfor Rocha. Primeiro funcionário de carreira a assumir a pasta, o novo ministro foi aplaudido pelos servidores e convidados durante a solenidade. O ex-ministro Tarso Genro também destacou a importância de Barreto para pasta. “Luiz Paulo Barreto é uma pessoa imprescindível no Ministério da Justiça, pela forma como ele trata os servidores, pela forma como ele trata a coisa pública e pela competência técnica”, disse. Perfil
Luiz Paulo Barreto tem 46 anos e nasceu no Rio de Janeiro. Ingressou no Ministério em 1983, aos 19 anos, por meio de concurso público. Em um segundo processo seletivo, desta vez para o quadro de nível superior, foi aprovado em primeiro lugar. Em 2003, Barreto assumiu o cargo de Secretário Executivo do Ministério da Justiça. Desde então, atuou na condução das políticas de Segurança Pública, implantação do Sistema Penitenciário Federal, Reforma do Judiciário, processos de Defesa da Concorrência e do Consumidor, além de um dos maiores programas de combate ao tráfico de seres humanos. Participou ainda da criação e implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado pelo ministro Tarso Genro em agosto de 2007. Até este mês, ocupou ainda as presidências do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) e do Comitê Nacional para Refugiados (Conare).
Leia a íntegra do discurso do ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, na cerimônia de transferência de cargo.
Fonte:mj.gov.br
Google Analytics Alternative