GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Esquema de segurança no carnaval em Niterói é elogiado

Num encontro que reuniu, na manhã desta sexta-feira (19/02), o comandante do 12º BPM, coronel Ruy Sérgio França, o secretário de Segurança de Niterói, Marival Gomes, e o presidente da Neltur, José Haddad, foi feito um balanço positivo de todo esquema de segurança montado no período carnavalesco em Niterói. O único momento de críticas foi voltado para a concessionária Ampla, por conta dos apagões ocorridos pela cidade.
“O comando do 12º BPM, com apoio da Guarda Municipal, da Polícia Civil e do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), foi extremamente competente no planejamento e nas ações durante o carnaval. Um trabalho que se estendeu até Maricá”, disse Marival Gomes, acrescentando, no entanto, que o maior problema foi a Ampla, pelos apagões em vários locais.
Segundo Marival, os apagões foram as maiores fontes de insegurança, ressaltando que segurança não é só polícia nas ruas e que o apagão contribui muito com a criminalidade. “É difícil fazer a segurança de um local que fica horas sem luz”, disse.
O coronel França, ao fazer um balanço do período do Carnaval, destacou a parceria com a Guarda Municipal e o entrosamento com outros órgãos da Prefeitura como a Neltur e a NitTrans. De acordo com o coronel, o efetivo de 787 policiais deu conta dos 134 eventos espalhados pela cidade, 100% a mais que no ano passado, quando foram realizados 72 eventos no carnaval.
O comandante apresentou, também, alguns números comparativos entre 2009 e 2010. Em 2009, foram 848 ocorrências, contra 1.013 este ano; em 2009 foram feitas 12 prisões, contra 15, em 2010; Este ano foram colocadas nas ruas 46 viaturas, um aumento em relação ao ano passado (2009), que recebeu 37 viaturas; Diferente de 2009, que não teve nenhum veículo apreendido durante o carnaval, este ano foram apreendidos 18 veículos. Em relação a entorpecentes, no carnaval de 2010, foram feitas 107 apreensões, contra 61 do ano passado.
O presidente da Neltur, José Haddad, lembrou que geralmente não se reconhece o êxito de uma operação. O efetivo da Polícia Militar somado ao da Guarda Municipal cobriu todos os eventos pela cidade, acompanhando, inclusive o grande crescimento no número de blocos.
“Vale ressaltar que a capacidade receptiva da Rua da Conceição foi aumentada e a Polícia Militar se fez presente durante todos os dias de folia, inclusive com a presença do próprio comandante do 12º BPM”, disse Haddad.
“Apesar dos apagões, que geraram atrasos nos desfiles, o número de pessoas na Rua da Conceição foi grande e a PM e a Guarda Municipal foram incansáveis e não mediram esforços para atender a segurança da população, mesmo tendo que ficar após o horário planejado”, destacou.
O trabalho exemplar da polícia militar e da Guarda Municipal, segundo Haddad, foi extensivo a todos os bairros onde foram realizadas as festas carnavalescas. “Foi uma demonstração de disponibilidade que merece aplausos e gratidão e na qual faço em nome do prefeito Jorge Roberto Silveira”, ressaltou o presidente da Neltur.
Texto: Neltur
Fonte: niteroi.rj.gov.br
Google Analytics Alternative