GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Representantes de consórcio de reúnem em Brasília para traçar metas do Pronasci

BARRA MANSA
Representando o Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Vale do Paraíba, que abrange 13 municípios, o prefeito de Barra Mansa, Zé Renato (PMDB), esteve ontem em Brasília, participando de reuniões no Ministério da Justiça. Como presidente do consórcio, o prefeito, acompanhado de outros representantes dos três demais consórcios existentes no país – dois do Rio Grande do Sul e um da região de Londrina -, se reuniu com o secretário executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Ronaldo Teixeira.
Dentre os diversos assuntos tratados, Zé Renato informou que um deles foi o planejamento do Pronasci para este ano. Duas novidades foram apresentadas. A primeira é que o ministério analisará, prioritariamente, os projetos vindos dos consórcios existentes, destinando assim verbas para eles em primeiro lugar e depois para as prefeituras. A segunda novidade é que será traçado um cronograma. “Para isso temos 30 dias para apresentar projetos que desejamos para nossa região. Teremos uma reunião de trabalho em que eles (técnicos do Ministério da Justiça) farão uma análise para quando formos encaminhar a possibilidade de aprovação ser grande”, explica.
Para definir os projetos do Consórcio Intermunicipal de Segurança do Médio Vale do Paraíba, que serão encaminhados ao ministério para destinação de verbas, Zé Renato pretende organizar uma reunião com os prefeitos da região. Ele acredita que o encontro será possível após o carnaval. Mesmo assim, citou duas ações que podem estar dentro dos pedidos, como a Bolsa Formação para a Guarda Municipal e a criação de uma Escola de Formação para Guarda Municipal. Ao todo são 94 projetos disponíveis pelo Pronasci.
Outro encontro também aconteceu no Ministério da Justiça. Desta vez com os técnicos. “Eles informaram que agora todos os projetos devem ser encaminhados pelo Sistema de Convênios (Sincov). Barra Mansa já é credenciada, por exemplo. Agora temos que fazer o credenciamento pelo consórcio”, conta o prefeito, lembrando que a ação pode acontecer em 30 dias.

PÁTIO DE MANOBRAS
Ir a Brasília, para o prefeito Zé Renato, muitas vezes foi sinônimo de pátio de manobras. E para não perder o costume, o prefeito esteve ontem na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para saber de alguma novidade do caso. Ontem, ocorreu a licitação para contratação da empresa responsável pelo gerenciamento ambiental e supervisão da obra, item considerado primordial pelo Ministério Público Federal.
De acordo com o prefeito, se não houver nenhum impedimento na Justiça, hoje a empresa ganhadora estará definida. A expectativa da coordenadora geral de Obras Ferroviárias do Dnit, Zilda Maria dos Santos Mello, é que a obra comece em março. “Ainda não foi possível assinar o contrato com a empresa que fará a obra do pátio de manobras porque não foi empenhada ainda a verba do Orçamento Geral da União, mas também não adianta assinar com a Integral Engenharia Ltda se a empresa vencedora da licitação para o gerenciamento ambiental não estiver definida, mas o importante é que não existe nenhum impedimento e tudo está caminhando conforme prevíamos”, conclui.
Fonte:avozdacidade.com
Google Analytics Alternative