GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

CONSEG realisa Reunião com órgãos de Segurança

O CONSEG reuniu na última sexta-feira, dia 05 de fevereiro os representantes das principais instituições de segurança do município. A concorrida reunião de quase duas horas de duração foi uma oportunidade para que o 11º Batalhão, representado pelo Ten. Cel. James de Barros e pelo Capitão Mattos, juntamente com a recém criada Secretaria Municipal de Ordem Urbana, representada pelo Cel. Hudson de Aguiar Miranda e pelo Major Pitaluga – Comandante da Guarda Municipal, o Delegado da 151ª DP - Dr. José Pedro Costa da Silva, o Major Glaucius representado o 6º GMB e ainda membros do CONSEG tivessem a possibilidade de afinar ações e propostas tal como a criação e efetivo funcionamento do Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública.

Zury, presidente do CONSEG, argüiu do Secretário o que tem sido feito pelo GGIM após o decreto publicado, lembrando que estavam ali reunidos os principais interessados na imediata instalação do mesmo. Lembrando que o Gabinete trará para o município uma melhor gestão das questões da segurança e recursos para que possam ser aplicados. Cel. Hudson informou que o coordenador já foi nomeado e será o Administrador André Luis Santos, porém a Secretaria de Ordem Urbana com apenas um mês está se estruturando para o atendimento de todas as demandas. Sendo assim, Zury solicita ao secretário uma audiência com o Prefeito e Secretaria Geral para que verifiquem o que pode de imediato ser feito.

Os presentes puderam apresentar as ações previstas, em prol da segurança no município, principalmente para realização do Carnaval 2010, tal como a colocação dos 56 homens que estão em formação pelo 11º Batalhão nas ruas durante o Carnaval acompanhados por Sargentos do 11º BPM. O Comandante também anunciou que todo seu efetivo será mantido na cidade durante o Carnaval e a garantia de que teremos uma festa ordeira é tamanha que o próprio Comandante disse que estará nas ruas junto ao seu efetivo e também levando sua família, o que reforça a garantia da segurança no evento.

Também foi anunciado pelo Ten. Cel. James de Barros a queda dos índices de violência que tem sido alcançado pelo Batalhão nos últimos meses, as ações realizadas em vários bairros e a garantia da segurança em suas várias instâncias.

O Delegado Dr. José Pedro garantiu que esse carnaval vai ser mais tranqüilo com mais presença dos policiais. Quanto à 151º DP, ele pode garantir reforço no plantão para todos os dias de carnaval, e maior destinação do efetivo na sexta-feira e domingo.

Zury Maurer lembrou a preocupação do CONSEG com a segurança que não se cessa em nenhum mês, porém se acentua com a proximidade do Carnaval, uma vez que o CONSEG foi criado em 2006 após um alto índice de homicídios e violência registrado pelo município em tal período.

José Carlos Alves, diretor de integração institucional do CONSEG e ex-presidente pode relembrar as autoridades presentes iniciativas já adotadas e que foram muito bem recebidas pela população tal como monitoramento com câmeras no centro da cidade, torres de observação para Polícia Militar e atuação dos guardas municipais.

No que foi prontamente respondido pelo Major Pitaluga que informou que as torres serão retomadas e também deu detalhes quanto à esmerada organização da festa no que diz respeito à segurança, desde fiscalização de barraqueiros a escolas de samba, o Major relatou que os preparativos foram antecipados este ano e todos os envolvidos tal como Polícia Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda, Juizado e Ministério Público estão de prontidão. O Comandante da Guarda relatou que mesmo com o baixo efetivo e recursos a guarda municipal tem se feito presente e isso não diminuirá durante o período de festas.

Major Pitaluga fez um apelo em resposta à preocupação de Elizabeth Alves – Coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente e Salomão Bernstein – Diretor do Instituto Girasol, quanto ao cuidado com as crianças e adolescentes, solicitando aos pais que possam ajudar mantendo seus filhos orientados e identificados durante os festejos. Elizabeth sugeriu a instalação de cartazes identificando os locais onde as crianças encontradas perdidas possam ser levadas e essa possibilidade vai ser verificada pela secretaria.

Desde o carnaval de 2009 Cel. Hudson já está diretamente envolvido na realização desta festa popular, quando por meio de seus agentes da Autran, Guarda Municipal e Posturas já pode realizar diversas ações que geraram um resultado positivo, tal como intensa fiscalização dos barraqueiros, venda de bebida alcoólica e outros itens nas ruas do município. Este ano no comando da Secretaria de Ordem o Secretário relatou que todo secretariado municipal está empenhado em levar as ruas da cidade um carnaval familiar. A organização da festa está atenta para segurança dos foliões e garantia da ordem em todo município.

O Secretário de Ordem Urbana pediu a atenção dos presentes em especial Defesa Civil e bombeiros não só para os atendimentos durante o Carnaval mas para que se preparem para o período de chuvas e atendimentos das áreas de riscos.

Além do tema carnaval durante a reunião os membros do CONSEG puderam tratar de outros assuntos envolvendo a segurança no município tal como a Ronda Ciclística, o monitoramento do trânsito no Paissandu e o efetivo funcionamento do decibelímetro recentemente comodatado pelo CONSEG a Prefeitura Municipal.

Quanto à ronda ciclística foi feita uma proposta para que em maio o projeto possa ganhar o reforço do 11º BPM.

Os membros do CONSEG representando todas as entidades e comunidade que participam do Conselho puderam encaminhar aos responsáveis pela garantia da segurança no município seus anseios e também a sua disponibilidade de contribuir para que a violência não amedronte mais os cidadãos.

Fonte:avozdaregiao.ne
Google Analytics Alternative