GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Ultraleve da Guarda Municipal de Macaé alerta para focos de dengue no município

Equipe do Grupamento Aéreo da Guarda Municipal de Macaé detectou esta semana, várias casas com caixas de água sem tampa e piscinas sem tratamento, o que torna as áreas vulneráveis à incidência do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue. As regiões em que mais se encontrou caixas abertas foram na Virgem Santa, Botafogo, Malvina, Nova Holanda e Lagomar.
Várias fotos foram entregues ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde para que os agentes possam intensificar a fiscalização das ações de combate à dengue.
O secretario de Ordem Pública e diretor-presidente da Guarda Municipal, Antônio Franco, falou sobre a importância do trabalho do ultraleve e as parcerias com as secretarias municipais.
- A equipe do Ultraleve tem trabalhado em conjunto com as secretarias municipais. As fotos detectam o problema e são encaminhadas às Secretarias responsáveis para que possam resolvê-los. O Prefeito Riverton Mussi pediu atenção especial de todos os setores municipais para que a doença não volte ao município, mas a população precisa estar atenta aos cuidados necessários. O trabalho da equipe do Ultraleve mostra a importância do trabalho em parceria, em alguns casos somente com uma visão de cima pode-se ter a noção do que está ocorrendo, observa Antônio Franco.
O coordenador do Grupamento Aéreo da Guarda Municipal, instrutor de salto livre e fotógrafo, GM Luiz lembrou que a observação realizada pelo ar proporciona identificação certa dos locais com problemas, além de visualizar o que não se consegue por terra.
- O ultraleve permite visibilidade de todo o município, inclusive dos locais que não se pode chegar por terra. O ultraleve consegue sobrevoar áreas de difícil acesso e chegar com mais rapidez aos locais do que qualquer grupamento terrestre. No último trabalho foram verificadas diversas residências sem tampas nas caixas de águas e piscinas sujas, o que é um problema sério de saúde pública. Gostaria de pedir à população que verifique constantemente as suas caixas d’águas, com os ventos fortes da região é comum as tampas voarem e os proprietários não tomarem conhecimento, disse Luiz.
O sub coordenador e responsável pelas fotografias aéreas, GM Alexandre Souza, frisou que os bairros Virgem Santa e Lagomar são as áreas de maior incidência nas residências sem tampas nas caixas d’águas. Nos bairros Riviera e Cavaleiros o maior índice é de piscinas abandonadas, “o que provoca ambiente perfeito para o mosquito da dengue”, concluiu Alexandre.
Assessora de Imprensa da Guarda Municipal de Macaé
Fonte: Macaé News (www.macaenews.com.br)
Google Analytics Alternative