GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

São Gonçalo inaugura portal de Internet para combater a violência

Brasília, 16/12/09 (MJ) - A internet é uma importante ferramenta no combate à violência. A partir desta constatação, a Prefeitura de São Gonçalo-RJ inaugura nesta quarta-feira, dia 9, o Portal de Segurança Pública e Cidadania e a Rede de Proteção Social. A ideia do Portal é possibilitar a comunicação de entidades entre si e com a sociedade.

O Portal também vai ajudar as autoridades a consolidar do Sistema de Inteligência e Informações Criminais e as subnotificações de violência contra crianças, adolescentes, mulheres e idosos de São Gonçalo. Esses dados servirão para ajudar no planejamento estratégico de ações na área de segurança pública e cidadania. O endereço do Portal é www.semsepsg.org

A iniciativa é uma ação promovida pelo Pronasci, o programa do governo federal para enfrentar a violência e a criminalidade, em parceria com a prefeitura e o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). São Gonçalo fica a 20 km da capital fluminense e possui hoje uma população aproximada de um milhão de habitantes.

Já a Rede de Proteção Social Eletrônica tem o desafio de harmonizar os diversos atores envolvidos nesse processo, como entidades governamentais, não-governamentais, programas de políticas sociais, de recursos públicos e privados, conselhos e cidadãos. Seria uma forma coletiva de diagnosticar, planejar e organizar as ações sociais e de segurança pública.

Para o secretário municipal de segurança de São Gonçalo, Paulo Storani, o Portal consolida informações do sistema de inteligência e informações criminais do município. “Tudo isso disponibilizado em uma matriz georeferenciada para consultas e planejamento estratégico de ações na área de segurança pública e cidadania. É a construção de um objetivo coletivo de grandes proporções, resultado significativo do processo de desenvolvimento”, afirmou o secretário.

Outros projetos têm sido desenvolvidos pela cidade fluminense. Entre eles a Rede de Proteção Escolar, projeto que objetiva combater a violência no ambiente escolar. Outro objetivo é atrair pais, comunidades e sociedade civil para o universo escolar. Esse sistema estará disponível na internet para que diretores e professores das escolas notifiquem à Secretaria Municipal de Segurança Pública as ocorrências que envolvem o público escolar, a escola e seu entorno.

Também haverá lançamento da Cartilha de Segurança da Família que vai alertar os moradores da cidade sobre como evitar ações criminosas. A cartilha é um manual de auto-proteção do cidadão, que detalha condutas e medidas que as pessoas devem adotar para elevar seu nível de proteção nas ruas, no trânsito, na residência, no trabalho e em diversas situações do cotidiano.

Fonte:mj.gov.br
Google Analytics Alternative