GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Pronasci forma dois mil jovens de 18 comunidades no RJ

Rio de Janeiro, 09/12/2009 (MJ) - “Agradecemos a vocês, autoridades, pela oportunidade”. Esse é um trecho de um rap composto por dois jovens presentes nesta quarta-feira (9) à cerimônia de formatura dos dois mil participantes do Projeto de Proteção a Jovens em Território Vulnerável (Protejo), uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça (MJ), em parceria com o governo do Rio de Janeiro (RJ).

Durante um ano, eles participaram de cursos profissionalizantes de administração, beleza, turismo e cultura - equivalente ao ensino fundamental. Os jovens têm entre 15 e 24 anos e são de 18 comunidades em 13 municípios do estado.

O governador Sérgio Cabral parabenizou os formandos e ressaltou a importância do Pronasci para a diminuição da criminalidade e a cultura de paz. “O programa tem uma visão muito bonita de que segurança também é educação, saúde, transporte e qualidade de vida”, disse.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Benedita da Silva, acredita que o Rio tem sido uma referência na execução do Protejo. “O que estamos vendo aqui é a integração das comunidades reunidas aqui hoje, com sua pluralidade. Esses jovens estão indo para o mercado de trabalho, com uma profissão, uma esperança enorme, para que, cada vez mais empoderados, possam prestar um serviço não só para sua comunidade, mas para o estado”.

Neusa Muller, coordenadora Nacional do Protejo, lembrou a dedicação dos formandos, que 800 horas de aulas em 200 dias. “Isto não é o fim de um projeto e sim o início de um grande desafio a vocês”, disse ela aos jovens. O que mais me impressiona é o resgate da esperança e a possibilidade de um futuro melhor”, comemorou a coordenadora.

Vida nova

Maurício Fernandes, de Macaé, acredita que a formação do Protejo será decisiva para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, dando novos rumos à vida de cada um. “Muitos estavam próximos da criminalidade e foram resgatados pelas Mulheres da Paz. Hoje estão aqui com uma profissão e mais consciência sobre a vida”.

Estiveram presentes à solenidade representantes de movimentos parceiros do projeto, como o Senac, a Natura, o Afroreggae e as Mulheres da Paz, que ajudaram a escolher os jovens que participaram do Protejo.

A mulher da paz de Belford Roxo Dersulina Cavalcante diz que as pessoas da sua comunidade começaram a ter outra consciência com a chegada do Pronasci. “Sinto muito orgulho desses jovens. Estamos acompanhando-os há seis meses para orientar e aconselhar cada um. Como muitas famílias não incentivam, nós fazemos esse papel” disse.

Pronasci

O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem desconsiderar as estratégias de ordenamento social e de segurança pública. São mais de 90 ações integrando a União, estados, municípios e diversos setores da sociedade.

O público-alvo são jovens de 15 a 24 anos à beira da criminalidade, presos e os que já cumpriram sua pena. Atualmente, são integrantes do Pronasci 112 municípios, 21 estados e o Distrito Federal.

Principal ação do Pronasci para a juventude, o Protejo leva jovens em situação de risco social para ações de educação, cultura, esporte e lazer. O objetivo é resgatar a auto-estima e oferecer oportunidades. Pela participação no projeto, os jovens ainda recebem uma bolsa mensal de R$ 100 como estímulo.

Google Analytics Alternative