GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Guardas municipais participam de cursos de capacitação e especialização

Para melhor servir a sociedade da capital sergipana, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) realizou um curso de capacitação para os seus 350 integrantes e, nesta sexta, 11, finalizou os testes psicotécnicos para o porte de armas com 120 deles que se demonstraram aptos à avaliação. Além disso, outros 30 guardas municipais participam do curso de ciclopatrulhamento que acontece até este domingo, 13, na unidade da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur), na Orla de Atalaia.
De acordo com a coordenadora de Planejamento Operacional da GMA, tenente Jucimary, as atividades possibilitam uma melhor profissionalização da categoria. "Toda a equipe participou de um curso de capacitação que teve a carga horária de 562 horas, seguindo a grade curricular do Ministério da Justiça. E aí houve a abordagem de assuntos como direitos humanos, por exemplo. Aqueles que tiveram um bom aproveitamento foram encaminhados para fazer o teste para o porte de arma, cujo resultado está previsto para ainda este mês. E também houve aqueles que foram destinados ao ciclopatrulhamento, já que a nossa intenção é aumentar o contingente nessa especialidade", explicou.
No teste psicotécnico, os guardas municipais respondem a uma prova escrita e passam pela avaliação de uma psicóloga credenciada na Polícia Federal. "Esses são os critérios exigidos. Então está sendo feito todo o processo necessário, pois para se ter o porte de arma é preciso ter conhecimento do seu uso, estar preparado para manejar arama e, inclusive saber evitar utilizá-la. Ou seja, saber quando de fato é preciso fazer uso dela", destacou a tenente.
Para a guarda municipal Suzie, que participou do curso e foi umas das aptas a fazer o teste psicotécnico, a capacitação foi de grande importância para todos os participantes. "Esse foi o mais completo curso que tivemos. A metodologia foi bastante dinâmica, fazendo com nos mantivéssemos atentos. A parte que mais gostei foi a prática de tiro. Usamos aramas elétricas e cada um pôde disparar cerca de 400 tiros. Isso é muito bom porque é dessa forma que podemos fazer um trabalho eficiente e oferecer o melhor aos cidadãos aracajuanos", afirmou.
Segundo Jucimary, essa foi a primeira vez que a Guarda Municipal de Aracaju realizou um teste psicotécnico para o porte de armas. "É de suma importância esse processo e graças ao capitão Edênisson [da Paixão], comandante da GMA, estamos alcançando um melhor nível de profissionalismo", ressaltou.

Ciclopatrulhamento
Numa parceria entre GMA e Polícia Militar de Sergipe, 30 guardas municipais participam do curso de ciclopatrulhamento ministrado pelo sargento Alfredo que, segundo a tenente Jucimary, participou de uma especialização na área no Estado do Espírito Santo.
"Esses policiais servem como multiplicadores e assim passam as técnicas aprendidas lá para o nosso pessoal aqui. Entre elas estão a de abordagem e perseguição sobre duas rodas. A nossa intenção é colocar esse novo contingente ainda este mês para atuar na rua", afirmou a tenente.
Segundo ela, atualmente existem 20 guardas municipais operando no Calçadão 13 de Julho, na orlinha do bairro Industrial e no Parque Augusto Franco (Sementeira). "O nosso objetivo é reforçar a ciclopatrulha nessas localidades", frisou.
Para o guarda municipal Leonardo, o ciclopatrulhamento é uma forma a mais de garantir a segurança da população aracajuana. "Ele possibilita evitar a ação de delinquentes e proteger o cidadão em suas horas de lazer. É um trabalho que tem movimento, o que particularmente me atrai bastante, e ainda dá para manter a forma", disse.

Fonte:/www.aracaju.se.gov.br/
Google Analytics Alternative