GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Vigilância ampliada

Segurança pública: Guarda Civil Municipal estuda ampliar monitoramento por câmeras para escolas e praças de Ribeirão

A Guarda Civil Municipal (GCM) deverá ampliar o sistema de monitoramento eletrônico para as praças públicas e escolas municipais. O projeto, a médio prazo, tem o objetivo de reforçar a segurança como já é feita hoje nas Unidades Básicas Distritais de Saúde (UBDSs) e na Secretaria Municipal da Saúde, que contam com um total de 86 câmeras instaladas.

“Esse tipo de monitoramento pode evitar ocorrências graves. Nas unidades de saúde, por exemplo, o guarda é avisado de um início de tumulto em um local onde ele não está”, disse André Tavares, superintendente da GCM.

Se ampliado, o sistema poderá garantir a segurança de 46.485 alunos da rede municipal de ensino. De acordo com dados da GCM, no primeiro trimestre deste ano foram feitas 4.368 patrulhas nas escolas municipais —só em março, foram 1.802. Já nas praças, foram 5.417 patrulhas no mesmo período.

A Secretaria Municipal da Educação foi procurada para comentar o assunto. Por e-mail, a asssessoria de imprensa respondeu que por causa da participação da secretaria nos preparativos e abertura da Feira do Livro, não seria possível providenciar as respostas solicitadas, que seriam enviadas na semana que vem.

De acordo com guardas ouvidos pela reportagem, os maiores problemas enfrentados nas escolas se referem à briga de alunos e até tráfico de entorpecentes. Grande parte das ocorrências são registradas nas escolas Professor Alfeu Luiz Gasparini, no Ipiranga, e Dom Luiz do Amaral Mousinho, nos Campos Elíseos. São as duas únicas escolas onde estudam os 202 alunos do ensino médio da rede municipal.

Luana Castro Fronza, 26 anos, conselheira de classe na escola do Ipiranga e mãe de uma aluna de 6 anos, afirmou que acontecem brigas constantes em frente ao estabelecimento, também entre alunos e professores. “Duas alunas chegaram a brigar, com socos, na praça em frente à escola por causa de um menino. A guarda separou, mas se tivesse monitoramento, talvez chegariam antes”, afirmou.

Pais aprovam câmeras nas escolas

Pais ouvidos pela reportagem aprovaram o monitoramento eletrônico, que deverá ser feito somente na área externa das escolas municipais. Antes do projeto ser colocado em prática, a Guarda Civil Municipal (GCM) irá construir um novo espaço no centro de monitoramento. De acordo com André Tavares, superintendente da GCM, as obras deverão começar já na semana que vem. Com a ampliação, a intenção é instalar mais uma tela de LCD e aumentar de dois para quatro o número de funcionários que fazem o monitoramento das câmeras.

A GCM começou a monitorar a confluência das avenidas Jerônimo Gonçalves e Francisco Junqueira, onde fica o Memorial das Palmeiras. Além de garantir a segurança do local, o monitoramento também tem o objetivo de checar o nível do córrego do Retiro Saudoso quando houver chuvas para verificar se há enchentes.
Fonte: Gazeta de Ribeirão
Google Analytics Alternative