GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 19 de junho de 2010

União para manter Comando próprio “Não queremos ser comandados por outra instituição” Dizem os GMs de Dourados/MT

“Não tem troca de comando, é só especulação”, diz Passaia

Secretário de Governo, Eleandro Passaia desmentiu especulações sobre a troca de comando na GM.
Representantes da Guarda Municipal se manifestaram contra a possível troca de comando
O secretário Municipal de Governo, Eleandro Passaia, desmentiu a informação de que haverá troca de comando na Guarda Municipal de Dourados. As especulações surgiram depois que parte da imprensa noticiou a substituição de Divaldo Machado Menezes pelo major da Polícia Militar Thonny Audry Lima Zerlotti.
Leia mais:
Comandante Machado está em Recife participando de Seminário
Passaia disse que “Zerlotti foi cedido para o município para cuidar da segurança pessoal do prefeito”. Segundo o secretário de governo, se houver alguma mudança no comando da Guarda, antes haverá uma conversa com representantes das partes envolvidas. “Não tem troca de comando, é só especulação”, garantiu.
Reação
A Guarda Municipal se manifestou contrária a possível troca de comando. De acordo com Nivaldo Gamarra, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Dourados (Singmd), a categoria não abre mão de ter comando próprio. “Não queremos ser comandados por outra instituição”, disse.
Para Gamarra, um comandante da própria instituição representa maior autonomia na obtenção de recursos. “Através do comando próprio é mais fácil conseguir investimentos em cursos e equipamentos”, explica. Há um ano a Guarda é comandada por um inspetor da própria corporação.
O líder sindical afirma que esta autonomia já possibilitou a obtenção de verbas junto a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). “Nós protocolamos um projeto na Senasp e veio a verba que está na conta da prefeitura”, diz. Segundo ele, os recursos totalizam R$ 1,4 mi, com contrapartida de 1% da prefeitura.
Durante a manhã de hoje, agentes e sindicalistas se reuniram com Eleandro Passaia. De acordo com o presidente do Singmd, embora o secretário de governo tenha desmentido os boatos da troca de comando, “a classe não acredita que tanto barulho tenha sido feito por nada”.
Como o atual comandante da GM, Divaldo Machado Menezes, está em Recife-PE, num encontro nacional de Segurança Pública, as definições só serão tomadas a partir de amanhã, quando este retornar a Dourados.
Segundo Gamarra, assim que o comandante chegar à cidade será feita uma reunião com membros do sindicato e representantes do executivo municipal. A chegada de Menezes está prevista para ás 15h.
Aquartelamento
Preocupado com a possibilidade da perda de comando, Nivaldo Gamarra informou que caso a prefeitura decida pela troca de comandantes, os guardas municipais podem se aquartelar. “Vamos tentar até o último momento barrar [a troca de comando]. Se não funcionar, podemos até optar pelo aquartelamento”, explicou.
A Guarda Municipal de Dourados existe desde 1996 e já foi comanda por oficiais militares. O primeiro comandante foi o capitão do Exército Antonio Nunes Padilha. Antes do inspetor Divaldo Menezes, a corporação estava sob o comando do sargento Rui Carlos Zanco, da Polícia Militar.
Atuação
Com um efetivo de 126 agentes, a GM é responsável pela fiscalização de trânsito, ronda escolar, fiscalização de meio ambiente e proteção do patrimônio público.
Fonte: agoranews.com

Google Analytics Alternative