GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

terça-feira, 22 de junho de 2010

Novo comandante assume Guarda Municipal de Barra Mansa

Por Gabriela Misael
Fotos: Paulo Dimas

Barra Mansa conheceu na manhã desta terça-feira, dia 22, o novo comandante da Guarda Municipal (GM). Carlos Natanael Geremias, que era subcomandante, assumiu o comando e no lugar dele, como subcomandante, quem ocupará o cargo será o guarda José Osvaldo de Oliveira. Além disso, o prefeito Zé Renato sancionou a lei municipal 3894, que dispõe sobre a “Criação da Estrutura de Gestão de Segurança Pública do Município de Barra Mansa”, que terá como gestor o ex-comandante da GM, Jefferson Mamede. De acordo com Zé Renato, a segurança de Barra Mansa deu um passo importante para a melhoria da qualidade de vida.
- Desde a constituinte de 88 os municípios passaram a desempenhar um papel fundamental na segurança e a Guarda Municipal de Barra Mansa tem sido referência em seminários na região e no país. Nesse dia histórico e feliz comunicamos que o Mamede nos auxiliará com estratégias de segurança e cidadania e eu tenho a honra de assinar essa portaria nomeando Natanael, que tem como qualidades principais a fé, determinação e força de vontade, como o novo comandante. Tenho certeza que ele e o Osvaldo vão conduzir a Guarda Municipal da melhor maneira – destacou.
Mamede já vinha desempenhando funções de gestor e auxiliando no Consórcio Intermunicipal de Segurança com Cidadania, do qual o prefeito Zé Renato é presidente. Por isso, agora ele vai ficar responsável pela criação de projetos e outros trabalhos estratégicos como a coordenação das ações preventivas à violência, do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), planejamento de políticas públicas, entre outras atividades.
- Vamos continuar cuidando da prevenção da violência, mas agora de uma forma bem mais estratégica e ordenada. Estou muito feliz e agradeço a Deus, aos meus pais pelos ensinamentos e também a minha esposa e ao meu lindo filho – comemorou.
De acordo com Natanael, a Guarda Municipal continuará no mesmo sistema de trabalho, pois é um caminho que tem dado resultados positivos. “Vamos continuar atuando na prevenção da violência, como já era feito na época do Mamede. E vamos pedir para Deus continuar nos conduzindo, porque sem Ele esse momento seria impossível. Agradeço ao prefeito pela confiança e a minha família pelo apoio”, disse.
O secretário de Ordem Pública, José Márcio Campos, destacou que o trabalho vinculado a estratégias tem rendido a liberação de recursos do Governo Federal. “Barra Mansa está inserida em consórcio, conselhos e outros movimentos nacionais e isso tem nos ajudado a conseguir mais recursos para o município”, afirmou. Diante deses repasses, o prefeito comunicou que em breve o município receberá um investimento de R$ 1 milhão que será empregado em capacitação para guardas e líderes comunitários e no aumento da frota que contará com mais cinco carros, oito motos, além de quatro traillers.
Estiveram presentes na cerimônia representantes da Câmara Municipal, Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Tiro de Guerra, ex-comandantes da Guarda Municipal de Barra Mansa e representantes da GM e de outras instituições de segurança de toda região.

História da Guarda Municipal de Barra Mansa:

Em 1947 foi criada a primeira Guarda Municipal da região e a segunda do Estado do Rio de Janeiro. Em 1990, diante das mudanças com a Constituição de 1988, a Guarda Municipal foi reorganizada. A partir de então, a GM de Barra Mansa teve as funções ampliadas como o controle de trânsito, apoio às ações de meio ambiente e apoio ao turismo.
Em 2001, o município passou por uma série de investimentos na modernização organizacional, treinamento, aquisição de novas tecnologias e com isso surge a primeira Secretaria de Ordem Pública do Estado do Rio de Janeiro.
À frente de outros municípios, Barra Mansa se mostrou preparada para exercer seu papel no contexto da segurança nacional e por isso foi contemplada pelo Governo Federal com investimentos em projetos de prevenção à violência. O município também investiu no monitoramento por câmeras e implantou inspetorias que ficam permanentemente a serviço da comunidade.
Atualmente, Barra Mansa é referência de sucesso em vários estados brasileiros. E com a novidade apresentada nesta terça-feira, dia 22, o prefeito Zé Renato mais uma vez inova, criando uma estrutura ampla de proteção à cidadania, prevenção à violência e melhoria da qualidade de vida da população de Barra Mansa.
Fonte: Prefeitura de Barra Mansa/RJ
Google Analytics Alternative