GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 21 de junho de 2010

INTEGRAÇÃO ESSE É O CAMINHO

Essencial para polícia

Pronta desde abril do ano passado, a nova sede do Deinter-9 só foi ocupada agora porque a Polícia Civil aguardava o término das obras do lado externo do prédio. O prazo buscou atender os prazos e trâmites necessários por conta da abertura de licitação das obras externas, que foram feitas em um estágio posterior à construção do prédio.

As salas já estão todas prontas com mobiliários e equipamentos eletrônicos. No último semestre de 2009, o governo do Estado de São Paulo entregou para o departamento 520 computadores completos e 24 novas viaturas para compor a frota e ampliar o atendimento. Ainda no ano passado, o prefeito Barjas Negri e os delegados Kleber Altale, José Carneiro Campos Rolim Neto e Licurgo Nunes Costa visitaram o local junto com o deputado estadual Roberto Morais (PPS).

O Deinter-9 integra o Departamento de Polícia Territorial da Polícia Civil do Estado de São Paulo (o outro departamento voltado ao atendimento da população é o Departamentos de Polícia Especializada). Os Deinter, assim como o Decap e o Demacro, estão inseridos neste primeiro grupo, sendo o segundo destinado a departamentos da cidade de São Paulo e voltados à investigação e repressão de tipos específicos de crimes.

O departamento é conhecido por integrar esforços na tentativa de aumentar o número de esclarecimentos de crimes na região. As atividades são sempre desenvolvidas com a colaboração das prefeituras locais, da PM (Polícia Militar) e da GC (Guarda Civil). O Deinter 9 faz parte de uma estratégia da Secretaria de Segurança Pública de colocar as unidades policiais em contato direto com a população, distribuídas em diversas cidades.

São os departamentos que ficam responsáveis pelo registro das ocorrências em geral, bem como por sua investigação quando for o caso. São eles que controlam os Distritos Policiais e as Delegacias Especializadas, tais como as Dises (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), as DIGs (Delegacia de Investigações Gerais), as Dijus (Delegacia de Proteção à Infância e à Juventude) e as DDMs (Delegacia de Defesa da Mulher).

Atualmente existem nove Deinter no estado, sendo cada um deles sediado em uma importante cidade e possuindo diversas Delegacias Seccionais de Polícia: São José dos Campos, Campinas, Ribeirão Preto, Bauru, São José do Rio Preto, Santos, Sorocaba, Presidente Prudente e Piracicaba.
Google Analytics Alternative