GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 12 de junho de 2010

Vamos salvar o planeta?!

Atividade está marcada para este sábado, 12 de junho, a partir das 14 horas. A iniciativa do movimento SOS Rio dos Sinos tem como parcerias a Vigilância Ambiental, a Guarda Mirim e o JUADI – Instituto Educacional Social e Terapêutico de Novo Hamburgo. Mais de 150 voluntários devem participar das atividades.
A cerimônia de lançamento ocorre no Salão Paroquial São Jose Operário, no bairro São Jorge. Entre as atrações, estão a Banda da Brigada Militar CRPO e integrantes do JUADI que irão realizar perfomances circenses. Também do Instituto, o jovem Josué fará canções de improviso “free style” em cima das fotos que serão mostradas pelo SOS sobre a situação do Rio dos Sinos. Após as atividades, os integrantes da Vigilância Ambiental, os Guardas Mirins, JUADI e demais participantes, seguem para o trabalho de campo.
O mutirão abrange a área em torno dos dois arroios, entre a Av. Victor Hugo Kunz e a rua Jamaica. Em caso de chuva o evento será transferido. O evento integra as atividades da Semana Estadual do Meio Ambiente 2010, e desenvolverá mutirão de limpeza, plantio de árvores em áreas previamente determinadas, ações de conscientização ambiental e prevenção doenças.
“Uma pequena ação pode fazer a diferença. Quando decidimos mudar, o mundo muda. Este é o meu lema”, diz a ambientalista e presidente do SOS Rio dos Sinos, Dione Moraes.
Prevenção contra doenças
Dione Moraes, Jozue Silva e Jair Van Der Veen - Foto: Cristiane Cunda / novohamburgo.org
A Vigilância Ambiental de Novo Hamburgo, através de Jozue Teixeira da Silva, participa com ações de prevenção contra a dengue, leptospirose e hepatite e inicia suas atividades já nesta sexta-feira, 11, também em torno dos Arroios.
“Estaremos orientando a população, distribuindo folders e fazendo visitas domiciliares. A conscientização é importante, pois qualquer objeto descartado de forma incorreta no meio ambiente pode se tornar um criatório de mosquitos, além de alimentar e atrair os ratos”, explica
Silva ainda acrescenta que as três endemias estão ligadas à água e poluição. “Existem vários casos de leptospirose em Novo Hamburgo, especialmente neste período. A presença do lixo acumulado nos arroios é preocupante e para mudar esse quadro a educação é o principal. Se temos educação, temos saúde”, conclui.
Importância da conscientização
Os próprios moradores da região em torno do Arroio Pampa pediram esse mutirão, afirma Dione. “O Arroio tem vários problemas de lançamento irregular de efluentes, além do lixo jogado nele que favorece com que ele transborde com as chuvas. Além disso, é muito importante as pessoas saberem que o Pampa desemboca um pouco acima da captação de água da Comusa e dificulta o trabalho da companhia em deixar potável a água que recebemos. O lugar de lixo é na lixeira e é necessário que as pessoas tenham responsabilidade com o meio em que vivem”, explica.
Guardas mirins
A Guarda Municipal de Novo Hamburgo realiza todos os sábados oficinas com os 85 Guardas Mirins, entre elas, de educação ambiental. “A Guarda Municipal tem um trabalho social e sempre que possível busca atuar e estar presente nas ações da comunidade”, destaca Jair Van Der Veen, inspetor chefe da GM e coordenador da Guarda Mirim.
A Comusa irá apoiar a iniciativa fornecendo copinhos de água aos participantes e a Vega patrocinou 300 sacos de lixos e 150 luvas de látex.
Fonte:novohamburgo.org
Google Analytics Alternative