GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sábado, 26 de junho de 2010

GCM de Taboão da Serra completa 19 anos

Uma das mais valorosas instituições de Taboão da Serra, a Guarda Civil Municipal, completa neste mês de junho 19 anos. Nesse tempo, a real função da GCM foi deturpada. Criada para proteger o patrimônio público pelo então prefeito Armando Andrade, a Guarda passou a ter status de polícia em um município carente de segurança. Hoje em dia, a GCM é reconhecidamente pela população, autoridades e imprensa como uma importante aliada no combate a criminalidade e na segurança da população, apesar da sua função ainda ser a de proteger os prédios públicos. Ao lado das Polícias Militar e Civil, completam o tripé responsável pela manutenção da ordem.
GCM cresceu junto com Taboão da Serra nesses 19 anos:
orgulho da cidadeAtualmente o efetivo da corporação é composto por 149 homens e 29 mulheres num total de 178 GCMs. Atendendo ao Estatuto da Guarda Municipal 20% de seu efetivo é destinado às mulheres. De acordo com os inspetores César e Nascimento, nesses últimos 19 anos, a Guarda Civil Municipal cresceu muito, principalmente, na atual administração.A criação da Secretária de Segurança Municipal, em 2005, trouxe para a corporação novos equipamentos, viaturas , armamentos, coletes balístico, rádios de comunicação, a Base Comunitária do Pirajuçara , Base Comunitária do Intercap, Monitoramento na área central da cidade e na área comercial do Bairro do Pirajuçara e o convênio com a Polícia Federal que possibilitou a regularização do porte de arma aos membros da Guarda."Aliado a este suporte material, os Guardas Civis Municipais foram contemplados com o adicional de periculosidade, freqüência aos cursos de qualificação e atualização profissional, além do convênio com o Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania – que permitiu a concessão do auxílio da Bolsa Formação", disseram. A principal novidade desses 19 anos é a Central de Monitoramento, isso colocou Taboão da Serra na era da modernidade. A Central opera com 26 câmeras, sendo 14 Speed Dome com 360° e zoom de 230 vezes, monitorando escolas, faculdades, comércios, área bancária, praças e avenidas.O monitoramento eletrônico foi implantado por intermédio da concessão de verba do Pronasci e foi implantado na área central do município e na área comercial do Pirajuçara, captando em tempo real as imagens por meio de vídeo, que possibilitam a racionalização do emprego dos meios operacionais para a captura de meliantes e prestação de apoio nas ocorrências, ajudando a GCM no combate a roubos e furtos, principalmente na região bancária, proporcionando maior grau de segurança aos munícipes e colaborando na diminuição dos índices de criminalidade. Até meados de 2001, Taboão da Serra era uma das cidades que apresentava um dos maiores índices de violência do estado de São Paulo, porém, hoje, não figura entre as primeiras sessenta cidades com maior índice de violência.A Central está sob a coordenação do GCM CD João Vieira, sendo, uma Central na área centro, uma base de vídeo monitorando o bairro do Pirajuçara (estrada Kizaemon Takeuti), existem outros pontos monitorados na cidade."Os integrantes da Guarda Civil Municipal estão alinhados em defesa de seu lema: “Servir e Proteger!”, finalizam.
ServiçoPara acionar a GCM:Central de Rádio – 4786-2852 Base Intercap – 4771-8913Base Pirajuçara – 4786-5224153 ( ligação tarifada) - 24 horas
Fonte:portal O Taboanense
Google Analytics Alternative