GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Salvador supera média nacional da competitividade turística

A vocação turística da cidade de Salvador foi confirmada, mais uma vez, pela pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e Fundação Getúlio Vargas (FGV), que avaliou o estágio de competitividade turística dos 65 destinos indutores do turismo regional em 2009. De acordo com o relatório, a capital baiana apresentou um desempenho acima da média nacional, repetindo a performance obtida pela pesquisa feita em 2008. Salvador também recebeu o prêmio, com base no estudo de 2009, de primeiro município indutor em relação a aspectos culturais de todo o País.

O prefeito João Henrique comemorou os números que coloca Salvador em destaque no cenário turístico nacional, e lembra as ações que vem sendo empreendidas pelo governo municipal para incrementar o turismo na cidade, como a revitalização do Pelourinho, melhorias de praças, reforço na segurança com a Guarda Municipal, dentre outras medidas.

Para chegar a este resultado, a FGV realizou um mapeamento minucioso das condições em que se encontram os 65 municípios estudados, de acordo com as 13 dimensões especialmente elaboradas para captar os elementos importantes para a competitividade de um destino turístico: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais.

O estudo anual faz parte do programa Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, que mapeou 200 regiões turísticas no Brasil, envolvendo 3.819 municípios, e se tornou um dos principais elementos da execução da política do turismo e referência para as ações do Ministério. O objetivo do programa é definir parâmetros, avaliar o estágio de desenvolvimento e elaborar plano de ação para que os 65 destinos indutores do desenvolvimento alcancem competitividade de nível internacional. Em 2008 foi realizada a primeira edição do “Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Turismo Regional”.

O diagnóstico detalhado da realidade dos destinos indutores avaliados permite avaliar os níveis de competitividade turística de cada um e permitir que, gradualmente, possam oferecer produtos e serviços de melhor qualidade a turistas nacionais e estrangeiros.

Segundo George Barreto, diretor de Desenvolvimento do Produto Turístico da Salvador Turismo (Saltur), cada um dos 65 destinos criaram Grupos Gestores do Turismo, com a participação da iniciativa pública e privada. Em Salvador, o grupo é coordenado pela Saltur, empresa que coordena o turismo no Município, com representantes da Saltur, Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência (Sesp) e Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham), além da participação do Governo Estadual e 15 instituições privadas ligadas ao turismo.
Fonte:correio24horas.globo.com
Google Analytics Alternative