GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ministério da Justiça faz o 1º repasse para RC

O prefeito Du Altimari e o ministro da Justiça Tarso Genro assinaram, no final do mês de dezembro de 2009, o convênio entre a Prefeitura de Rio Claro e o Ministério da Justiça referente ao do Programa Nacional de Segurança e Cidadania - Pronasci, no valor de R$ 890 mil. No dia 14 de julho do ano passado, o prefeito esteve em Brasília para assinar a adesão de Rio Claro ao programa.
O primeiro repasse do recurso destinado ao município já foi empenhado em Brasília (DF). Em Rio Claro, os projetos estão sendo coordenados pela equipe da Secretaria de Segurança e Defesa Civil e irão envolver, numa primeira etapa, o monitoramento com aproximadamente 40 câmeras de alta tecnologia e investimentos em inteligência policial, podendo ser expandidos para atender às necessidades do município.
A central de monitoramento será instalada na sede da Guarda Civil Municipal (GCM), localizada no Bairro do Estádio. Com a assinatura do convênio, Rio Claro terá recursos financeiros para ações preventivas ao crime. Voltado ao controle e minimização de fatores associados ao avanço da criminalidade, o Pronasci prevê investimentos em lazer, esportes, educação, saúde e ação social. Um dos trabalhos viabilizados pelo programa é a criação de Territórios de Paz em áreas de incidência de crimes ou onde jovens vivem em situação de risco social.
Como é um dos poucos municípios do interior que fazem parte do programa, Rio Claro também desenvolverá projetos-piloto que deverão ser aplicados em outras cidades. Criado em 2007, o Pronasci está voltado prioritariamente a capitais e regiões metropolitanas do país. No estado de São Paulo, entretanto, já chegou a cidades como Santos, Campinas, Sorocaba e Araraquara. São seis bilhões e setecentos milhões de reais em recursos a serem alocados até 2011 pelo governo federal, montante que levou o programa a ser apelidado de PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Segurança Pública.
Fonte:jornalcidade.uol.com.br
Google Analytics Alternative