GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE

GUARDA MUNICIPAL ASSOCIE-SE
CLIQUE E ACESSE A FICHA DE INSCRIÇÃO

Seguidores

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Guardas são orientados sobre investigação de crimes

RESENDE
A manutenção da cena de um fato policial deve ser sempre mantida intacta, até a chegada dos peritos especializados. O procedimento, de praxe entre os policiais e agentes de segurança, nem sempre é executado. Para ressaltar essa iniciativa, o Posto Regional de Polícia Técnica e Científica de Resende (PRPTC) ministrou ontem, na Câmara de Vereadores, no Centro, uma palestra para guardas municipais, bombeiros e policiais civis e militares.
Perita com mais de 20 anos de experiência, a diretora do PRPTC, Flávia Gonçalves Medeiros, exibiu slides com fotos de cenas de crimes, relatando exemplos de situações em que a perícia foi prejudicada pela ação de populares ou agentes de segurança desinformados, que alteraram ou permitiram mudanças na cena de um crime. “Investigamos o crime onde havia dois corpos feridos com projétil de arma de fogo deitados e abraçados sobre uma cama. Trabalhávamos inicialmente com a hipótese de duplo homicídio. Porém, com o trabalho de perícia e investigação constatamos que se tratava de um homicídio seguido de suicídio. Provar ficou complicado, pois a arma do crime fora retirada do local antes da chegada da perícia”, comenta a perita.
Segundo a diretora, é importante manter a cena de um crime intacto o tempo que for necessário até a chegada da polícia técnica. “Uma gota de sangue, um projétil arrecadado no chão, marcas de calçados, impressões digitais, enfim. Existem vários fatores que contribuem para a nossa investigação e evitar a presença popular é fundamental”, ressalta.
De acordo com o superintendente de Ordem Pública, José Antônio dos Santos, a palestra foi importante para capacitação dos guardas municipais, pois muitas vezes eles são os primeiros agentes de segurança a chegar aos locais de crimes, como na cena de colisão de veículos no trânsito. “Esta palestra é mais um compromisso do nosso governo com a capacitação da Guarda Municipal. A corporação faz parte de todo um contexto de segurança pública e a melhor forma de estar integrado nesse sistema com a Polícia Civil e Militar é através da capacitação”, comentou.
Fonte:.avozdacidade.com
Google Analytics Alternative